Literatura

Páginas: 2 (392 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
RESUMO DE TEXTO.

O protagonista Alfonso Quejana era um sujeito de aproximadamente 50 anos de família tradicional, mas não sendo rico, ele vivia parcimoniosamente da renda de sua terra que ficavasituada em algum lugar de Mancha. Fazia parte de sua família a sua sobrinha e uma criada que contava com suas companhias, e a amizade do Cura e do Barbeiro. Alfonso não dedicava os prazeres de suaclasse social, porque preferia ler livros de cavalaria.
Gostava muito de ler e chegava a vender partes de sua propriedade com o objetivo de comprar volumes e mais volumes desse gênero de obra. Passavanoites sempre lendo, sendo assim resolveu ajustar sua vida ao mundo dos livros, se tornando ele mesmo o cavaleiro andante nomeado Dom Quixote, designado Cavaleiro da Triste Figura. O autor da obra de“O engenho fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, criou sua imortal personagem em obra publicada no ano de 1605. Como passava por um período complexo, relacionada à inovação atribuídaa Gutenberg, somente no século XV que espalharam com razoável rapidez e os livros impressos começaram a ser publicados em quantidades maiores, somente no século XVI.
Miguel de Cervantes foi umgrande sucesso editorial, na mesma época, edições de romance original se sucederam tanto legais e quanto piratas na sua carreira profissional. Para tanto, a consolidação do livro, se referindo à formafísica em que ele ainda se apresentava, era em forma de Códex, ou seja, o livro era substituído por volumes em forma de rolo. Neta perspectiva facilitava a manipulação e o consumo. Com o surgimento daprensa mecânica nasceram às primeiras tipografias, sendo assim, ampliou-se o comércio livreiro, aumentou o público leitor, não mais voltada somente para letrados e sacerdotes. No século XVII, o livro eraconsiderado como suma importância, que chegava a preferir livros que qualquer outra atividade.
De acordo com o autor, a leitura intensiva se atribui grave delito, transtornando e transformando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!