LITERATURA PORTUGUESA APOSTILA

15259 palavras 62 páginas
LITERATURA PORTUGUESA: Origens e características

A formação de Portugal: aspectos históricos

Por circunstâncias histórico-culturais específicas, a Literatura Portuguesa nasce concomitantemente com a Nação onde se enquadra. Vejamos: a Península Ibérica, a mais Ocidental Península europeia, teve, há cerca de 10.000 anos, um papel importante no encontro de vários povos. As várias culturas ali existentes, no entanto, foram reduzidas, a partir do domínio romano e de sua imposição cultural, a um denominador comum. Esse domínio e imposição cultural aconteceram a partir do primeiro desembarque romano em 219 a.C. No século V, vários grupos bárbaros ocuparam a região ibérica e, mesmo tendo sofrido o processo de romanização, destruíram a organização política e administrativa dos romanos. A sociedade formada nesse período tinha três níveis distintos: o clero, rico e politicamente poderoso; a nobreza, detentora das terras e do poder militar; e o povo, classe sem privilégio, em sua maioria, trabalhadores do campo.
No século VII, em decorrência da invasão mulçumana, essa sociedade iria sofrer profundas modificações. O domínio árabe prolongou-se por alguns séculos, variando de acordo com as regiões e fez-se sentir com maior vigor na região sul da península. O norte jamais foi conquistado: serviu de refúgio aos cristãos que de lá organizaram as lutas da reconquista para a retomada dos territórios ocupados pelos árabes.
À medida que a reconquista progredia, a estrutura de poder e a organização territorial foram ganhando novos contornos. Leão, Castela e Aragão, reinos do Norte da Península, estenderam suas fronteiras em direção ao Sul. Ao reino de Leão, pertencia o Condado Portucalense. A origem de Portugal está ligada a esse condado e à história de dois casamentos: de Raimundo de Borgonha com Urraca e de Henrique de Borgonha com Tereza. As moças eram filhas de Afonso VI, rei que, no final do século XI, lutava pela expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica. Os rapazes eram

Relacionados

  • Trabalho cientifico
    16188 palavras | 65 páginas