LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
GRUPO UNIASSELVI
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EAD



AVALIAÇÃO FORMATIVA 1



Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem












Grupo:





Hoje, encontramos vários teóricos falando sobre o processo de alfabetização, ou seja, a aquisição do sistema de escrita alfabética e também sobre avaliação.
Sabemos que as salas de aula são heterogêneas,constituídas geralmente, por alunos com idades próximas, mas que nem sempre aprendem as mesmas coisas, da mesma maneira e no mesmo momento. Cada aluno é um indivíduo único.
Segundo Telma Wiesz, as crianças são provenientes de culturas diferentes e isso contribui para que saibam coisas diferentes, por isso é importante que o professor respeite o que ela já sabe e o "ritmo" em que ela aprende.
Oprofessor precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e a partir disso, identificar as informações e atividade que permitirão ao aluno avançar no patamar do conhecimento que conquistou para outro que é mais avançado.
Emília Ferreiro e Ana Teberosky ( Psicogênese da Escrita), diz que o conhecimento só avança quando o aluno tem boas possibilidades detestar suas hipóteses, e é claro que para isso ele precisa de "tempo" para refletir sobre a escrita.
De acordo com as contribuições de Paulo Freire, o ato pedagógico é um ato dialógico, e que o desenvolvimento do trabalho escolar é centrado no aluno, ou seja, pensar formas de provocar o aluno e tecer um estilo de aprendizagem. Esta ação se distancia da concepção de "ensino bancário", termo utilizadopor Paulo Freire, em que o professor apenas é o depositante dos conteúdos nos alunos, sendo que quanto mais conteúdos depositar melhor educador será o professor.
Lembrando, que este professor do ensino bancário, não respeita o ritmo de aprendizagem dos alunos e, infelizmente não o vê como um ser único, mas sim igual a todos.
A escola deve ser um ambiente onde as crianças sintam vontade ealegria de estar. Deve ser um ambiente acolhedor e não excludente e seletivo.
"Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana." (Carlos Drummond de Andrade)
Sabemos que a ludicidade amplia o processo de ensino e aprendizagem, tanto no desenvolvimentopsicomotor e no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a interpretação, a imaginação, a criatividade, a tomada de decisões, a obtenção e organização de dados, o levantamento de hipóteses e a ampliação dos fatos e dos princípios às novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, entre outros (Campos, 2006).Além disso, o lúdico favorece um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, inclusive o desenvolvimento da hipótese da escrita.
De acordo com Vigotsky (1984), a criança por meio do brinquedo, desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentardesafios e contribuir de maneira efetiva na construção de mundo.
Na atividade lúdica, o que importa não apenas o produto da atividade que dela resulta, ma a própria ação, momentos de fantasia que são transformados em realidade, momentos de percepção, conhecimento e de vida. Na escola, o jogos e as brincadeiras estimulam as crianças ao desenvolvimento pleno do corpo e da mente. O jogo despertatambém, o surgimento da afetividade, sentimentos, emoções, medos, interesses e alegria. A ludicidadde proporciona desenvolvimento pessoal que, associado aos fatores culturais e sociais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação e construção de conhecimento; alem de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura infantil na educação infantil
  • literatura infantil da educação
  • Importancia da literatura na educação infantil
  • Literatura na educação infantil
  • Literatura na educação infantil
  • A IMPORTANCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura na educação infantil
  • A literatura na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!