LITERATURA INFANTIL COMO VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES E AFRODESCENDENCIAS NA ESCOLA

3760 palavras 16 páginas
LITERATURA INFANTIL COMO VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES E AFRODESCENDENCIAS NA ESCOLA

Resumo

Compreendendo a importância da literatura infantil para a educação escolar e a formação identitária das crianças, trazemos no presente texto uma reflexão acerca da escola enquanto espaço de reprodução da discriminação étnico-racial em nosso país, com o intuito de instigar um trabalho educacional voltado para a valoração da africanidade. Trazemos também uma breve discussão sobre a literatura infantil e descrevemos uma experiência de ensino com duas obras com temática africana e afrodescendente onde houve debate e reflexão acerca de novas histórias e personagens para a valorização das características e heranças africanas e afrodescendentes.
Palavras chave: literatura infantil; escola; africanidade e afrodescendência;
Introdução
Segundo Giroux (1986), as teorias reprodutivistas apontam a escola como espaço central na reprodução das formações sociais necessárias para a manutenção das relações capitalistas de produção onde “historicamente, os trabalhadores tem sido treinados para o seu trabalho” (Idem, Ibidem, 109). Temos que concordar, em parte com as afirmações acima colocadas, pois a escola vem sendo lugar de manutenção social, porém não só para delimitar o espaço das classes, mas também, de gênero e etnia, uma vez que, é um ambiente que deveria ser plural, mas acaba se caracterizando como o contrário, mantendo um processo de exclusão, pautado nos valores eurocêntricos, negando, assim, os valores das crianças e adolescentes de origem africana (SOUZA, 2008; CUNHA Jr., 2008).
A presença negra, sua cultura e história estão em todos os espaços da sociedade, a sua ausência está no sistema oficial em todos os âmbitos. Fato que acreditamos acontecer por consequência do descaso para com elementos que nos remetem à presença e à participação do negro na história local. Descaso esse que acontece por consequência da visão eurocêntrica presente e arraigada no fazer histórico

Relacionados