A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NAS EMPRESAS AUDITADAS

1532 palavras 7 páginas
GRADUAÇAO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNINORTE - MANAUS-AM, Brasil, dezembro/2012.

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NAS EMPRESAS AUDITADAS

Elsimara Simões Matos (UNINORTE)
Ieda Drumond de Lima (UNINORTE) ieda_drumond@yahoo.com.br
Wanderley Xavier de Souza(UNINORTE) Wanderley.souza@dodoveiculos.com.br
MSc. Elisângela Leitão de Oliveira (UNINORTE) elisangela@netium.com.br

Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar os benefícios que o controle interno produz nas entidades, pois este contem o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa para proteger seu patrimônio, verifica a exatidão e o grau de confiança de seus dados contábeis, bem como promove a eficiência operacional. A auditoria da credibilidade às demonstrações contábeis e informações nelas contidas.
Palavras chave: Auditoria; controle interno; e procedimentos.

1. Introdução
O principal meio de controle de que dispõe uma administração é a Contabilidade, através da escrituração, registram-se os fatos após sua ocorrência, enquanto outros meios de controle são utilizados para constatar a ocorrência no momento em que se verifica.
Mais de 80% das fraudes verificadas em empresas envolve desvio de dinheiro e a menor porcentagem é representada por furto de produtos e outros tipos de fraudes, devido a isso, a empresa necessita continuamente revisar e aperfeiçoar os seus controles internos, a fim de que suas demonstrações reflitam fidedignamente a situação real da empresa, possibilitando ações corretivas em tempo hábil, evitando perdas de lucros, mantendo perante a sociedade a imagem de uma empresa sólida e confiável.
GRADUAÇAO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNINORTE - MANAUS-AM, Brasil, dezembro/2012.
A importância do controle interno nas empresas auditadas busca identificar como a análise da eficiência dos controles internos é utilizada.
O controle interno visa demonstrar quais as conseqüências da utilização de ineficazes e inadequados procedimentos no

Relacionados