Literatura Brasileira

Páginas: 40 (9763 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
Literatura Brasileira

Quinhentismo Barroco Arcadismo Romantismo Real. Nat. Parnas. Simbolismo Pré-Modernismo Modernismo
1500 1601 1768 1836 1881 1893 1902 1922

Quinhentismo (1500)

Com a chegada das embarcações de Portugal ao Brasil, é iniciada uma fase deprodução escrita no país. Naquela época, encontrava-se o seguinte panorama: os nativos que habitavam o território eram analfabetos, os portugueses que viviam nas terras brasileiras eram deportados ou aventureiros e os jesuítas tinha como ocupação a catequese dos fiéis.

A produção das obras escritas naquele período apresenta um caráter informativo, documentos que descreviam as características do Brasil eeram enviados para a Europa, onde não se sabia absolutamente nada sobre os costumes dos nativos e os recursos naturais das terras brasileiras. Entre as publicações daquela época, encontram-se cânticos religiosos, poemas dos jesuítas, textos descritivos, cartas, relatos de viagem e mapas. Consta que o primeiro texto escrito no território do Brasil foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, em que registrasuas impressões sobre a terra recém-descoberta.

Entretanto, apesar da grande variedade de documentos de época que comprovam a existência de produção escrita naquele período, segundo alguns estudiosos da língua portuguesa, este material é considerado paraliterário, termo que designa formas não convencionais de literatura como autoajuda,literatura de cordel, entre outros.
Entre os principaisdocumentos do Quinhentismo  estão: “História do Brasil”, escrita pelo frei Vicente de Salvador, “Diálogo sobre a Conversão dos Gentios”, do padre Manoel da Nóbrega, “Tratados da Terra e da Gente do Brasil”, de Fernão Cardin, “Tratado Descritivo do Brasil”, de Gabriel Soares de Sousa, “Diário de Navegação”, de Pero Lopes de Sousa e a famosa “Carta de Pero Vaz de Caminha”. Literatura Jesuítica - Criação daCompanhia de Jesus - Relação com a Contra-Reforma - Trabalho Catequético. Pe. Anchieta escreveu encenações de cenas bíblicas (autos), vida de Jesus, dos santos e passagens do velho testamento.

Barroco (1601)

A literatura barroca no Brasil foi introduzida pelos portugueses, quando não havia uma produção cultural significante no país. Por isso, refletindo a literatura portuguesa, a produçãoliterária nesse período não é reconhecida como genuinamente nacional, mas um estilo absorvido e resultante do período colonial. Sua linguagem é rebuscada e ambígua. Caracteriza-se por utilizar largamente figuras linguagem: metáfora; antítese; o paradoxo; e a sinestesia.

Em vista dessa precariedade cultural da sociedade brasileira, seria exagero falar em movimento barroco no Brasil. O que temos, naverdade, são alguns escritores que, bebendo em fontes estrangeiras (geralmente autores portugueses e espanhóis), produzem aqui textos com características barrocas. Desses escritores merecem destaque Gregório de Matos, por suas poesias, e o padre Antônio Vieira, por seus sermões. Além deles, temos Bento Teixeira (1561-1600), autor do poema Prosopopéia, de 1601, que costuma ser considerado o marcoinicial do Barroco brasileiro; Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), autor do livro Música do Parnaso; e Frei Itaparica.

Gregório de Matos (1633-1696): é o maior nome da poesia barroca brasileira. Não teve nenhum livro publicado em vida. Depois de sua morte, os manuscritos encontrados foram sendo publicados em diferentes coletâneas, sem nenhum rigor crítico. O que chamamos de obra poética de Gregóriode Matos é, na verdade, fruto de pesquisas nessas coletâneas, o que ainda deixa dúvida sobre a autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.
Suas poesias amorosas e religiosas, que revelam influência do barroco espanhol, despertaram inicialmente a atenção da crítica, mas hoje sua produção satírica, escrita em linguagem debochada e plena de termos de baixo calão, também vem sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura Brasileira
  • literatura brasileira
  • Literatura Brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura Brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!