LITERATURA BRASILEIRA

Páginas: 18 (4340 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014

CENTRO DE ESTUDO SUPERIOR DE ITAITUBA-CESUPI
FACULDADE – FAI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
DISCIPLINA: ESTUDO DA LITERATURA BRASILEIRA I






ESTUDOS DA LITERATURA






JANAINA ARAÚJO DE OLANDA






ITAITUBA-PA
2012
JANAINA ARAÚJO DE OLANDAESTUDOS DA LITERATURA





Paper apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Estudos Históricos da Literatura Brasileira I, sob orientação da Profª. Mara Aparecida Pereira do Nascimento, no II período do Curso de Letras da Faculdade de Itaituba (FAI).ITAITUBA
2012

ESTUDOS DA LITERATURA
Janaina Araújo de Olanda1


RESUMO
Elaborando uma resenha critica e analítica do inicio da Literatura brasileira, até a Literatura Contemporânea, o objetivo é destacar as características de cada escola, suas obras, pinturas, informações, manifestações, costumes de cada povo, em seus determinados períodos.
Verifica-se a opinião devários autores, onde cada um tem a sua maneira de revelar os acontecimentos e o momento histórico de cada escola.
Conclui-se que a cada período da literatura brasileira foi de fundamental importância, pois a mesma contribuiu e contribuem ainda com a história, cultura e o desenvolvimento de um povo, surgindo grandes poetas no Brasil, trazendo consigo inúmeras obras, onde os mesmos retratavam o momentohistórico e a escola literária de cada época.
Todo esse estudo enriquece o nosso conhecimento, onde o mesmo contribuirá para a formação de novos Letrados.















Palavras Chaves: conhecimento, Escola Literária, Literatura Brasileira.


1- Graduando em letras pela faculdade de Itaituba (Fai), com o curso de técnico em informática pela (EETEPA) Escola EstadualTecnologia do Pará.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS


Baseando-se na disciplina de Estudos Históricos da Literatura I, elabora-se uma resenha crítica e analítica dos conteúdos abordados, ministrados pela professora Mara na Faculdade de Itaituba (FAI), para os acadêmicos do II período do curso deLicenciatura Plena em Letras, onde se relata o pensamento dos autores, estudiosos e pesquisadores sobre otema em questão.
As metodologias geralmente utilizadas no ensino superior seguem uma vertente tradicional, observando-se a assimilação do conhecimento através do ato de decorar conteúdos. Uma atividade de pesquisa como esta desperta a busca pelo conhecimento e promove a internalização do mesmo.Os objetivos gerais deste compreendem: Assimilar conteúdos da disciplina de Estudos Históricos de Literatura Brasileira I e desenvolver a habilidade de produzir textos científicos, entre outros, oportunizando os acadêmicos do II período do curso de Licenciatura Plena em Letras, uma situação pratica de organização cientifica envolvendo temas da Literatura Brasileira.
O papel em questão vislumbramotivar enriquecendo os conhecimentos dos estudantes o que contribuirá para a formação de novos Letrados que possuirão um diferencial competitivo.





















CONCEITUAÇÃO DE LITERATURA

Conforme MARTINS e LENO (2005:161), a história da Literatura brasileira teminício em 1500, com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, enviada a D. Manuel I, comunicando a descoberta das terras brasileiras.
Segundo os autores, esse período inicial da Literatura brasileira é conhecido por Quinhentismo. Tal denominação refere-se à cronologia (século XVI), não possuindo uma conotação estética. Pode ser utilizado também como Classicismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura Brasileira
  • Literatura Brasileira
  • literatura brasileira
  • Literatura Brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura brasileira
  • Literatura Brasileira
  • Literatura brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!