Lista De Quest Es 20090307121937

33719 palavras 135 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS

Prezad@s,

Este documento traz uma lista de exercícios que consiste em um apanhado de diversas questões retiradas de vários concursos (que incluem o ciclo de gestão, provas de gestores estaduais, IPEA etc.) e versam sobre Ciência Política, Administração e Políticas Públicas. As questões estão distribuídas de forma aleatória e suas respectivas respostas, apresentadas nos gabaritos oficiais, estão apresentadas no final do documento.

É fundamental que todos imprimam este documento e traga-o para as aulas. Ele será um de nossos instrumentos básicos de trabalho.

Em caso de dúvidas, estou à disposição pelos e-mails marcelo.política@gmail.com e goncalves_pol@yahoo.com.br. Mãos à obra.

Abraços,
Marcelo Gonçalves
1- STN 1997 FCC 31- Quando se faz um retrospecto da estruturação da máquina administrativa no Brasil a partir de 1930, salta aos olhos a importância de determinados momentos na realização de reformas e/ou na introdução deliberada de novos instrumentos de gestão administrativa. Nessa condição podem ser colocados os anos 1930-1940 (com destaque à criação do DASP, em 1936); os anos 1960 (com a Reforma Administrativa de 1967); os anos 1970 (com o programa de desburocratização); os anos 1990 (com as propostas de Reforma Administrativa). Tendo em conta esses momentos decisivos para a estruturação da máquina pública, indique a opção que capta com mais precisão o motivo determinante no desencadeamento de tais reformas racionalizadoras.
a) A pressão dos empresários organizados em Associações de classe que procuram transmitir sua experiência no setor privado para estimular a melhoria da gestão pública.
b) A pressão dos trabalhadores organizados em sindicatos que, seja exigindo maior qualidade nos serviços públicos, seja na defesa de interesses corporativos, acabaram forçando essas reformas.
c) A ação do Poder Legislativo que, a partir do trabalho de controle exercido sobre as ações do Executivo.. consegue diagnosticar onde estão seus pontos de

Relacionados