Lista de exrecícios (orações subordinadas)

1271 palavras 6 páginas
II – LISTA DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOME:
Nº.
___/___/___
Profº. Cleber Leite
9º Ano
Turma: “A”
II – LISTA DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOME:
Nº.
___/___/___
Profº. Cleber Leite
9º Ano
Turma: “A”

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS, ADVERBIAIS, PALAVRAS HOMÔNIMAS E PALAVRAS PARÔNIMAS
1. Leia e circule as conjunções. A seguir, complete com uma das condições, de acordo com a relação de sentido. conformidade – causa – condição – concessão - comparação
a) Caso você nos auxilie, / receberá uma ajuda de custo.
Esta oração subordinada adverbial expressa uma _________________________ para ocorrer o fato da oração principal. b) O barco afundou, / visto que estava com excesso de carga.
Esta oração subordinada adverbial expressa uma _________________________ para ocorrer o fato da oração principal. c) Mesmo que esteja frio, / vou à festa com este vestido decotado.
Esta oração subordinada adverbial expressa uma _________________________ para ocorrer o fato da oração principal. d) Os fiscais da construção atuaram com o maior rigor, / como determinou o prefeito.
Esta oração subordinada adverbial expressa uma _________________________ para ocorrer o fato da oração principal. e) O rapaz chorava / como uma criança (chora).
Esta oração subordinada adverbial expressa uma _________________________ para ocorrer o fato da oração principal. 2. Agora classifique as orações subordinadas adverbiais do exercício 1 conforme a relação expressa em cada conjunção. a) _______________________________________________________________________________________________________ b) ______________________________________________________________________________________________________ c) _______________________________________________________________________________________________________ d) ______________________________________________________________________________________________________ e)

Relacionados