Lisra 3 Fentran

895 palavras 4 páginas
www.occastellani.com graviton71@bol.com.br padawancastellani@uol.com.br

occastellani

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
LISTA DE HIDROSTÁTICA
LISTA 3
1) Um ponto se encontra a uma profundidade h de um fluido em equilíbrio e fica submetido a uma variação de pressão igual a 10 3 Pa. A 5 m abaixo deste ponto a variação de pressão passa a ser igual a 3 x 10 3 Pa. Considerando g = 10 m/s2, responda: a) Qual o valor da profundidade h?
b) Qual a densidade do fluido em g/cm3?
2) Um recipiente contém 3 líquidos que não se misturam e estão dispostos como mostra a figura:

Líquido 1

10 cm

20 cm

Líquido 2

Líquido 3

x

As densidades dos líquidos são ρ1 = 1,2 g/cm3 , ρ2 = 1,5 g/cm3 e ρ3 = 2,5 g/cm3 .
Sabe-se que no fundo do recipiente a pressão vale 1,665 . 10 5 Pa e a pressão atmosférica local vale 10 5 Pa. Determine x.
3) Um corpo Y de densidade 5,5 g/cm3 flutua com 3/4 do seu volume emerso em um líquido X de densidade desconhecida. Logo depois esse líquido foi usado na experiência de Torricelli para determinação da pressão atmosférica. Expresse a pressão atmosférica em unidades de X. (Obs: quando usamos mercúrio(hg) a pressão fica 76 cmHg, quando usamos água temos 10 mH2O)
4) Dois recipientes idênticos estão cheios de água até a mesma altura. Uma esfera metálica é colocada em um deles, vai para o fundo e ali permanece em repouso. No outro recipiente, é posto um barquinho que termina por flutuar em repouso com uma parte submersa. Ao final desses procedimentos, volta-se ao equilíbrio hidrostático e observa-se que os níveis da água nos dois recipientes subiram até uma mesma altura.

www.occastellani.com graviton71@bol.com.br padawancastellani@uol.com.br

occastellani

Indique se, na situação final de equilíbrio, o módulo Ee do empuxo sobre a esfera é maior, menor ou igual ao módulo Eb do empuxo sobre o barquinho. Justifique sua resposta. QUESTÃO

5) Dois fugitivos devem atravessar um lago sem serem notados. Para tal, emborcam um pequeno barco, que

Relacionados