Lipídios

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
LIPIDÍOS
HIDROLISE ÁCIDA: Existem 2 tipos de processos da hidrólise ácida sendo eles:
1- Processo de Gerber:  É um método de rotina utilizado somente para leite e produtos lácteos. A gordura no leite está presente em forma de emulsão de óleo e água, cercada de um filme de proteína. É necessário quebrar este filme para conseguir a extração da gordura. Para tano a amostra é tratada com ácidosulfúrico. É também adicionado álcool isoamílico para facilitar a separação da gordura e reduzir o feito de carbonização do ácido sulfúrico sobre ela. Após a digestão, a amostra é centrifugada num tubo chamado butirômetro, que já vem calibrado com uma escala volumétrica. A gordura separada da fase aquosa  com a proteína  é medida volumetricamente  no butirômetro. Existem vários tipos de butirômetroscom escalas diferentes, para medir diferentes produtos lácteos, como creme de leite e queijos, e até para alguns produtos não láteos, como produtos processados de carne e peixe.
     O método possui dois requisitos muito importantes para obtenção de bons resultados:
O ácido sulfúrico deve ter uma densidade de 1,82 e, portanto, o ácido concentrado que possui uma densidade de 1,84 deve serdiluído;

A leitura final da gordura no butirômetro deve ser feita a 71ºC.

2- Processos de Babcock: Utiliza, como no processo de Gerber, ácido sulfúrico para hidrólise da proteína. A diferença com o processo de Gerber está nas quantidades de leite e ácido sulfúricos adicionados, e na adição de água quente em vez de álcool isoamílico. O método é também volumétrico, e a medida é feita igualmente numtubo graduado. O método de Gerber é mais utilizado na Europa e o de Babcock nos Estados Unidos. Ambos os métodos não determinam os fosfolipídeos, mas não há problemas com o leite integral que tem apenas 1% de fosfolipídeos na gordura total. A manteiga tem cerca de 24% de fosfolipídeos e, portanto, deve-se utilizar os métodos de Goldfish ou Soxhlet. O método de Gerber é 2 a 3 vezes mais rápido que ode Babcock.

HIDROLISE ALCALINA - Método de Rose-Gottlieb e Mojonnier.
No processo de Rose-Gottlieb e Mojonnier, a amostra é tratada com hidróxido de amônia e álcool para hidrolisar a ligação proteína-gordura, e a gordura separada é então extraída com éter de petróleo e éter etílico. O álcool precipita a proteína que é dissolvida na amônia e a gordura separada pode ser extraída com éter. Aextração com éter de petróleo é eficiente em amostras com muito açúcar como, por exemplo, leite condensado. De uma maneira geral, o método é bastante empregado para laticínios em geral.
A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na Indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra. Para que essa reação aconteça, é precisohaver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.
Para quem não sabe, sal orgânico é nosso popular sabão. O éster usado no processo provém de um ácido graxo.
O uso de bases no processo (hidróxido de sódio ou potássio) fez com que a reação ficasse conhecida também como Hidrólise alcalina. Ela é usada há muitos anos pelasdonas de casa que retiram a matéria prima, ácido graxo de suas próprias cozinhas: os chamados óleos comestíveis são compostos por ésteres, daí o por que de serem utilizados para a produção de sabões.

TIPOS DE SABÃO:

Os tipos de sabão podem ser classificados em (6) seis grupos fundamentais:
1. Sólidos em barras, material compactado em pedaços firmes e, aparentemente secos, cortados,trafilados, estampados, coloridos e perfumados. Nessa categoria estão os sabonetes de toucador. Há, ainda, a apresentação industrial do material em lascas ou “nudo”, para serem tratados e transformados em sabonetes, normalmente por indústrias fornecem mão de obra de acabamento, mas não produzem o sabão a partir dos graxos e bases.

2. Pó de sabão, material aparentemente seco, solto e volumoso (quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lipídios
  • lipidios
  • lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!