Linha Do Tempo

Páginas: 11 (2742 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
750 a.C a 0

150.000 a.C. - O Homo sapiens apareceu no nordeste da África.
1750 a. C -Zoroastro viveu na Ásia Central, num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do Irã e a região ocidental do Afeganistão. Não existe um consenso em torno do período em que viveu; os acadêmicos têm situado a sua vida entre 1750 e 1000 a.C.. Sobre a sua vida existem poucos dados precisos, sendo aslacunas preenchidas por lendas. O zoroastrismo, também chamado de masdeísmo, mitraísmo ou parsismo, é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético. De acordo com os historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, naressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
1550 a.C. - O Papiro Ebers é um dos tratados médicos mais antigos e importantes que se conhece. Foi escrito no Antigo Egito e é datado de aproximadamente 1550 a.C. Atualmente o papiro está em exibição na biblioteca da Universidade de Leipzig e foi batizado em homenagem ao egiptólogoalemão Georg Ebers, que os adquiriu em 1873. O papiro contém mais de 700 fórmulas mágicas e remédios populares além de uma descrição precisa do sistema circulatório.
c.1500 a.C – O papiro de Ebers brevemente menciona a depressão clínica.
c.470 a.C. – Nascimento de Sócrates. Cujos métodos de questionamento em Atenas formaram a base de grande parte da filosofia ocidental.
427 a.C. – Nasce Aristócles,conhecido também como Platão. Suas teorias metafísicas formariam as bases de grande parte do pensamento filosófico.\
407 a.C. – Platão ou Aristóteles  torna-se discípulo de Sócrates.
387 a. C. – Platão sugeriu que o cérebro era o mecanismo do processo mental.
384 -332 – a.C. - Aristóteles às vezes chamado de pai da psicologia.
c.350 a.C. – Aristóteles escreve sobre o psique na obra De Anima.c.100 a.C. Os manuscritos do mar Morto menciona uma divisão da natureza humana em dois temperamentos. Os Manuscritos do Mar Morto formam uma coleção de cerca de 930 documentos descobertos entre 1947 e 1956 em 11 cavernas próximo de Qumran, uma fortaleza a noroeste do Mar Morto, em Israel (em tempos históricos uma parte da Judéia). Estes documentos foram escritos entre o século III a.C. e o primeiroséculo depois de Cristo em Hebraico, Aramaico e grego. A maior parte deles consiste em pergaminhos, sendo uma pequena parcela de papiros e um deles gravado em cobre. Os manuscritos do Mar Morto foram classificados em três grupos: escritos bíblicos e comentários, textos apócrifos e literatura de Qumram.
Os textos são importantes por serem mil anos mais antigos do que os registros do Velho Testamentoconhecidos até então e por oferecerem uma vasta documentação inédita sobre o período em que foram escritos revelando aspectos desconhecidos do contexto político e religioso nos tempos do nascimento do Cristianismo e do judaísmo rabínico. Os pergaminhos contem pelo menos um fragmento de todos os livros das escrituras hebraicas, exceto o livro de Ester. Além de fragmentos bíblicos, contem regras dacomunidade, escritos apócrifos, filactérios, calendários e outros documentos.
VI a.C. - Os primeiros filósofos surgiram nas colônias gregas da Ásia menor (hoje parte da Turquia). Período hoje denominado como Cosmológico, pois a preocupação da época era entender e explicar o cosmo, saber de que matéria era feito, buscar o princípio e a lei que regia o universo que até então era concebidomitologicamente.
V a.C.- A hipótese de que os seres vivos mudam com o tempo, noção fundamental da evolução, pode ser encontrado no século V a. C..
1 a 999
30 - Cristo morre crucificado. O ano exato de sua morte ainda é discutido, e 33 d. C. também foi proposto como provável.
121 – O imperador romano Marco Aurélio estuda filosofia grega e comenta o ethos estóico em suas Meditações.
170 - Claudius Galeno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linha do tempo
  • Linha do tempo
  • linha do tempo
  • Linha do Tempo
  • Linha do tempo
  • Linha do tempo
  • linha do tempo
  • Linha do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!