Linguistica

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014


Disciplina de Linguística I



No texto, que é uma transcrição fiel de uma entrevista feita com uma detenta da penitenciaria Madre Pelletier (Porto Alegre), podemos identificaralgumas áreas da linguística. Áreas essas que foram definidas e comparadas por Ferdinand Saussure.
Segundo a definição de Saussure, a língua que a detenta fala é possível de serentendida, pois é a língua portuguesa, a mesma que falamos e estamos habituados, ou seja, a que nos foi imposta desde que nascemos. Já a fala é um ato particular que pode mudar de acordo com asociedade ou ambiente em que estamos inseridos, e por conta dessa particularidade em alguns momentos não é possível compreender o que ela quer dizer, e algumas palavras nos soam estranhas ou com umsignificado diferente.
Podemos também identificar no texto o principio da linearidade, que é definido por Saussure como uma “linha”, ou seja, uma palavra depois da outra. Ele nosdiz que não é possível pronunciar duas palavras ao mesmo tempo, e podemos exemplificar essa definição com o seguinte trecho do texto: “... se atire nos braços das agenti e di/peça socorro...”,o trecho destacado nos mostra de forma clara a impossibilidade da pronuncia dupla. Outra área da linguística que é possível identificar é a da arbitrariedade do signo, que Saussure define comoa relação significante (som) x significado (conceito). Podemos usar como exemplo disso a palavra “pedalando” que a detenta utiliza com o sentido de repetição, como algo que uma das detentas fazque incomoda as outras, e acaba gerando brigas. Podemos notar que o significado ao qual estamos acostumados a associar essa palavra, é diferente do significado que ela utiliza para a mesma,podemos dizer então que a relação significado x significante empregada por ela nessa palavra é totalmente arbitrária, visto que seu significante não tem ligação nenhuma com o seu significado.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • linguistica
  • Linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!