cerveja
Departamento De Eng. Química e Eng. de Alimentos
Disciplina: Engenharia Bioquímica
Professor: Agenor Furigo Junior
Produção de Cerveja
Iara Cruz
Juliana Lemfers Pinheiro
Suélen Maria de Amorim
Vanessa Betania Kuglin
Florianópolis, Outubro 2008
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRICO 3
3. MATÉRIAS-PRIMAS 5
4. PROCESSAMENTO DA CERVEJA 9 10 Moagem do malte 10 Filtração do mosto 13 Características do mosto 15 Clarificação do mosto quente 15 Resfriamento do mosto quente 16 Aeração do mosto 16 Introdução da levedura 16 Separação do trub a frio por flotação 16 Acabamento 18 Embalagem 18 Processo contínuo 19
5. TIPOS DE CERVEJAS 19
6. CLASSIFICAÇÃO DAS CERVEJAS 21
7. DEFEITOS DA CERVEJA 22
8. LEGISLAÇÃO 23
9. CURIOSIDADES 29
10. CERVEJA SEM ÁLCOOL 33
11. CONCLUSÃO 34
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35
1. INTRODUÇÃO
Das práticas cervejeiras na Mesopotâmia à popularidade de uma bebida mundial, a cerveja passou por inúmeras transformações. São aproximadamente seis mil anos de história, passando pelo status de bebida com fins medicinais até o status de “pão líquido”. Sua confecção como conhecemos nos dias de hoje obteve contribuições de diferentes povos, e hoje encontra-se de forma multifacetada graças a gigantesca variedade de características agregadas ao fabrico desta bebida.
Este trabalho visa apresentar de forma generalizada um breve histórico da cerveja, as principais matérias-primas envolvidas na sua produção, as etapas de processamento, suas classificações, defeitos de qualidade e legislação.
É inevitável não ressaltarmos a importância deste produto que, graças às inovações de sabores criadas por mestres cervejeiros, tanto em produção caseira quanto industrial, ainda traz consigo a conservação de padrões de qualidade e pureza tradicionais ao produto.
2. HISTÓRICO
Há cerca