linguistica aplicada

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 29 de março de 2014



Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos damesma.

O estudo sobre linguística deu-se na época da Grécia antiga, Aristóteles foi quem a iniciou, depois na Índia e os próprios gregos foram agregando conhecimentos. Hoje estesconhecimentos são as raízes da linguística latina, grega e hindu. Grandes nomes também influenciaram esta ciência e suas divisões. Segundo Martinet: “a linguística é o estudo científico da linguagem humana. Nocaso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar odomínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer- se”.
Como Linguística pode-se dizerque há nela várias divisões como: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática, a Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das IdeiasLinguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas. O linguista aplicado pode auxiliar o ser humano a conscientizar-se sobre o modo como a linguagemcontribui para o domínio de algumas pessoas sobre outras.

2- Leia atentamente:
Noam Chomsky distingue: competência de desempenho;
A competência linguística é a porção do conhecimento do sistemalinguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente.

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico,que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguistica aplicada
  • Linguistica aplicada
  • Línguistica Aplicada
  • Linguistica aplicada
  • Linguística aplicada
  • Linguística Aplicada
  • Lingüística Aplicada
  • Linguística aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!