Linguagem Corporal

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor (Proxêmica)1 .

Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal a Cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a Paralinguagem, a PNL – Programação Neuro-Linguistica, a Neurociência, a Psicologia,a Proxêmica e a Oratória.

Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.

A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes eexpressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico (mesencéfalo), a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro2 .

O surgimento da linguagem verbal há mais de 40.000 anos e da escrita, há 4.000 anos só foram possíveis com o desenvolvimento de uma complexa estrutura cerebral denominada de neocórtex.

A importância dalinguagem corporal Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção:

7% - Verbal (somente palavras) 38% - Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - Não-verbal (incluindogestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras3

O antropólogo, Ray Birdwhistel outro pioneiro no estudo da comunicação não-verbal descobriu que as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente. O restante em torno de 65% da comunicação é feito de maneira não-verbal.

Todos nascemos sabendo identificar algumasexpressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras.

Porém devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.



Como seres humanos, podemos escolher palavras, criar imagens, fazer abstrações e mentir utilizando sobretudo oneocórtex, porém o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos, muitas vezes sem nos darmos conta deles.

A linguagem corporal pode se manifestar estimulada também pela parte mais antiga e primitiva do cérebro, o sistema reptiliano. Essa estrutura, localizada no talo cerebral, controla as funções corporais e regula nossasnecessidades de sobrevivência: batimento cardíacos, respiração, digestão e reprodução.

Utilização da linguagem corporal

A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada4 .

A LIBRAS NÃO PODE SE ENQUADRAR NESTE ARTIGO DE LINGUAGUEMCORPORAL, POIS: A LIBRAS é uma Língua de Sinais ( natural das comunidades surdas) com estruturas gramaticais próprias, compostas pelos seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, assim como o português ou qualquer outra língua. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Portanto descreve-la como umaforma de linguagem corporal é um equivoco comum. Não são apenas gestos, o que nas línguas orais-auditivas chamamos palavra, nas línguas de sinais são denominados sinais. Possuindo também regionalidades, como qualquer lingua.

http://www.libras.org.br/libras.php

Gestos culturais

Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem. Assim como ocorre de existirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem corporal
  • linguagem corporal
  • Linguagem Corporal
  • LINGUAGEM CORPORAL
  • linguagem corporal
  • linguagem corporal
  • Linguagem corporal
  • Linguagem corporal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!