limpidios

385 palavras 2 páginas
FIT - FACULDADE INTEGRADAS TORRICELLI

COLESTEROL BOM, RUIM
E TRIGLICERÍDEOS

GUARULHOS
2013

COLESTEROL BOM, RUIM
E TRIGLICERÍDEOS

FIT- FACULDADE INTEGRADAS TORRICELLI
DICIPLINA: BIOQUIMICA

CURSO: ENFERMAGEM
2° SEMESTRE

GRARULHOS
2013
COLESTEROL

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina, para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

COLESTEROL BOM
É uma parte do colesterol no sangue de densidade alta chamada HDL.
Esta fração parece proteger as artérias dos efeitos danosos que o excesso de gordura na circulação sanguínea pode causar como, por exemplo, a aterosclerose. Os níveis do HDL podem ser aumentados com a prática de esportes ou atividades físicas regulares. Desta forma, além de melhorar o controle da glicemia (glicose no sangue), é possível também diminuir o peso e aumentar a proteção para o coração.
COLESTEROL RUIM
É também uma parte do colesterol presente no sangue ligada à uma proteína (lipoproteína) de baixa densidade chamada LDL.
Esta fração contém muita quantidade de colesterol e quando permanece muito alta no sangue, pode acabar se depositando na parede das artérias coronárias, por exemplo, e causar uma obstrução, que pode resultar em um infarto do miocárdio.

TRIGLICERÍDEOS

Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos, acima de 200 associam-se à maior ocorrência de doença coronariana, muito embora altos níveis de triglicerídeos costumem acompanhar-se de baixos níveis de HDL, sendo, portanto difícil apontar o verdadeiro “vilão”: se o triglicerídeo alto ou se

Relacionados

  • limpidios
    468 palavras | 2 páginas
  • Extração de limpidios
    4682 palavras | 19 páginas