LIMITES E PONTENCIALIDADES DO PLANEJAMETO URBANO”

2870 palavras 12 páginas
LIMITES E PONTENCIALIDADES DO PLANEJAMETO URBANO”

Grande parte da população mundial hoje vive em grandes cidades, esta sociedade que divide o mesmo espaço tem direitos e deveres para um bom funcionamento, e para assegurá-los foi criado o planejamento urbano baseado em dados empíricos econômicos e sociais. Estes planos urbanísticos são impostos pelo governo com a intenção de criar cidades totalmente organizadas, se trata de um trabalho continuo visto que essa perfeição não pode ser alcançada.
Podemos observar que apesar deste projeto, as cidades, desde a segunda metade do século passado vêm tomando características contrarias aos mesmos.
O planejamento urbano foi inserido nas cidades sem nenhuma participação civil sendo de forma autoritária e seguindo interesses de parte da elite e do capitalismo.
Este sistema recebe muitas criticas em relação a sua eficácia, no Brasil a maior parte das cidades teve como preocupação apenas o espaço físico enquanto a cidadania foi deixada de lado, alem das criticas sobre o interesse plenamente capitalista
Nos anos 90 o planejamento sofreu algumas mudanças e deixou um pouco a centralização e passou a ser mais flexível.
Atualmente algumas cidades vêm tendo recebido das prefeituras a oportunidade de participar das decisões tomadas, este ato vem se destacando por minimizar efeitos negativos. Alguns pensadores defendem a idéia de eu quanto maior a participação popular maior o desenvolvimento.
Sendo assim acreditam ser o caminho certo a ser seguido uma mudança efetiva nessas regras com participação plena da população e maior humanização da sociedade como um todo atendendo mais a cidadania que o capitalismo somente.
LIMITES E PONTENCIALIDADES DO PLANEJAMETO URBANO”

Grande parte da população mundial hoje vive em grandes cidades, esta sociedade que divide o mesmo espaço tem direitos e deveres para um bom funcionamento, e para assegurá-los foi criado o planejamento urbano baseado em dados empíricos econômicos e sociais. Estes

Relacionados