Ligações químicas

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Química
—————————————
Ligações

Ligação iônica...
... é aquela em que os átomos recebem o nome de íons e em suas ligações há perda ou ganho de e- (elétrons), um exemplo clássico é o do sal de cozinha NaCl.
Neste sal (o nome sais se refere a compostos iônicos basicamente diatômicos), o sódio perdeu um e- para o cloro, tornando-se assim, respectivamente, cátion e ânion, positivo e negativo.Um jeito simples de gravar qual é cátion e qual é ânion é este:
O átomo que perdeu e- se tornará positivo, na palavra "cátion" a letra "t" torna-se um sinal de "+", e o átomo que recebeu e- será negativo, na palavra "ânion" a letra "n" é a inicial de "negativo".
Na fórmula molecular, sempre vem (com algumas exceções) primeiro o átomo menos eletronegativo e em seguida o mais eletronegativo.Lembrando que, a propriedade periódica eletronegatividade se refere a capacidade do átomo de receber elétrons, e eletropositividade é a tendência do eletro de perder e-. Para se distinguir quem é quem, pode-se pensar desta maneira: o átomo que necessita de mais e- para COMPLETAR a camada de valência será o mais eletropositivo e o menos eletronegativo, e o átomo que precisa de menos e- para completar aúltima camada é o mais eletronegativo.
Um composto iônico sempre será sólido, em temperaturas de 25°C e pressão de 1 atm.



Ligação covalente...
...também chamada de ligação molecular, baseia-se num compartilhamento de e-, ao contrário da ligação iônica que o átomo de despoja "para sempre" do e-, mesmo que a ligação entre os átomos seja desfeita, na ligação covalente o átomo compartilha oe-, e este começa a girar tanto no átomo de origem quanto no outro.
A ligação covalente só é feita entre ametal e ametal, Hidrogênio e ametal, e Hidrogênio e Hidrogênio.
Há 3 tipos de ligação covalente...
... a ligação simples: em que o átomo compartilha apenas 1e-.
... a ligação dupla: em que o átomo compartilha apenas 2e-.
... a ligação tripla: em que o átomo compartilha apenas 3e-.

→EmDúvida
Seria possível o átomo compartilhar 4e-?
→ Não! A explicação é "simples", no plano cartesiano tridimensional só há 3 eixos, X, Y, e Z. Estamos acostumados com um plano bidimensional, em que só há X e Y. Primeiramente deve-se saber o que é o número quântico secundário (as subcamadas s, p, d e f). Os e- estão girando em orbitais, estes orbitais são como orbitas, no entanto, numa orbita épossível calcular a velocidade e em que parte do percurso o corpo vai estar, como por exemplo, a orbita da Terra ao redor do Sol, já um orbital, isto não possível, ou se calcula a velocidade, ou o local. Ou seja, os e- giram em orbitais, não se sabe a velocidade e nem em que lugar estão. Cada orbital está localizado num eixo do plano cartesiano.

Assim, cada compartilhamento de e- ocupa um eixo,uma ligação tripla entre duas moléculas, por exemplo, o eixo X ligará com o X do outro, Y com Y e Z com Z.



Ligações σ (sigma) e π (pi)...
... se referem aos tipos de ligações entre os orbitais.
Nas ligações simples, é feita a sigma; nas duplas a sigma-pi; e nas triplas a pi-sigma-pi.

***

Um exemplo de molécula que é interessante observar para estudar esse tipo de ligação é aglicose. C6H12O6











Ligação Covalente Dativa...
... é aquela em que o átomo "empresta" UM PAR APENAS de e-. Este tipo de ligação só pode ser feita por átomos já estáveis, estes ficarão, após a ligação com 2e- a menos, no entanto, continuarão estáveis.
Uma ligação dativa sempre será sigma. Esta molécula ao lado se apresentava apenas como HNO2, depois de todos os átomos ficaremestáveis o nitrogênio realizou a dativa, entregando 2e- para o Oxigênio.

→Em Dúvida:
Se na fórmula molecular o mais eletronegativo vem primeiro e sucessivamente os menos, por quê o nitrogênio, que é menos eletronegativo que o Oxigênio, está em primeiro?
→Simples. Esta é uma das exceções, o nitrogênio, em qualquer fórmula virá em primeiro. Como sempre há exceções das exceções, quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligações Químicas
  • ligações quimicas
  • Ligações químicas-as ligações covalentes
  • ligacoes quimicas
  • ligacoes quimicas
  • Ligaçoes quimicas.
  • ligações quimicas
  • Ligações químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!