Liderancabaseadaemvalores

408 palavras 2 páginas
e segurançano trabalho, a organizaçãoprevisíveldas tarefas.Provavelmente,a implementaçãoda estratégia da empresanão poderá contar muito com o ManueÌ, mesmo que ele seja competente,se isso implicar alguns riscose decisõesaudaciosas,porque essanão é a sua forma natural de agir.
Agoramultipliquemoso Manuel por cem ou por mil. e tornemosa estrategiamaisambiciosa:queremosuma empÍesainovadoraque lidere o mercadodesenvolvendo produtosou serviços.O que acontece?Uma empÍesa que entraÍá em conflito interno por não ter pessoas suficientesque partilhem os valoresque lhe permitam realizarobjectivosgrandiosos.A forma de trabaÌhare as referênciaspara a tomada de decisõesquotidianas estaÍãoem contradiçãocom o que a empresaprecisa paraatingir a suavisão.
Muitas vezes,a execuçãoda estratégiaempresarial falha porque não é dada atençãosuficienteà cultura empresarial,isto é, ao conjunto dosvaloresdaspessoas que a compõeme às práticasque delesderivam.
Liderar com baseem valoresexigeem primeiro lugar que cadalíder conheçaos valoresdas pessoasque compõem a sua equipa. Só assimconseguiráprever dentro de que parâmetros variará o comportamento deÌas.E a previsibilidade,comosabemos. é a base da gestão.Depoisprecisade sercapaz de alinhar progressivameme os comportamentos individuais dos seuscolaboradorescom os comportamentosdesejadospela empresa,o que exigea suadefiniçãoprévia. no enquadramentoda cultura desejada.
Um bom processode educaçãode chefiasdevefornecer ferlamentaspráticasque permitam: (r) identificar osvaloresque influenciam o comportamentodos colaboradorese (z) alinhar as atitudes e comportamentos de cada membro da equipa com a cultura desejadada empresa- ou seja,os seusvalores.
Tudo isto sem esquecero principal: um mau exemplo vindo de cima pode anular anosde trabalho de aÌinhamento com os valoÍes da empresa.As acçõesdos gestoresgritam tão alto que não conseguimosouvir o que elesdizem. E

LIDERANÇA
BASEADA
EM
VALORES
que significa liderar com base em valores?Em primeiro

Relacionados