lideranca

6417 palavras 26 páginas
Liderança introducao
Liderar é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas. A fonte dessa influência pode ser formal, como a fornecida pela detenção de uma posição gerencial numa organização. Conforme sugestão de Hersey & Blanchard verificamos que liderança é o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação.
De maneira geral, considera-se que a liderança consiste em influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Embora o não-líder também possa influenciar pessoas, o verdadeiro líder tem uma capacidade especial de influenciar um grupo de pessoas a alcançar seus objetivos.
Floriano Serra Júnior, diretor da SOMMA4, diz que depois de muitos anos de teoria e prática, tanto acadêmica quanto profissional, decidiu adotar o modelo chamando Liderança Efetiva que tem sua base fundamentada nos conceitos da Servant Leadership (Liderança Servidora), que significa real, verdadeira; que produz efeito; permanente.
Servant Leadership é um termo introduzido em 1970 por Robert Greenleaf - em uma publicação ainda não lançada no Brasil - para denominar a Liderança onde, para tornar-se “líder”, primeiro deve-se “servir”. Mais recentemente no Brasil, o sucesso do livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter divulgou o conceito da Servant Leadership através da estória de um executivo que aprende a liderar através do desenvolvimento da autoridade e confiança.
Nesse sentido, podemos afirmar que: I. “servir” nada tem a ver com ser subserviente, obedecer a ordens ou realizar as vontades dos liderados, mas sim com satisfazer reais necessidades de segurança e bem estar para que se possa atingir as metas estipuladas. II. o papel do líder é prover seus liderados de tudo o que for necessário - física e psicologicamente - para que eles se desenvolvam pessoal e profissionalmente, para atingir a plenitude de suas competências no sentido de

Relacionados