Libras

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Resumo:
A utilização de Tipos Textuais e de Gêneros Textuais na produção de textos

Entende-se por Gêneros Textuais entidades de natureza sociocultural que materializam a língua em situações comunicativas diversas. É um campo de estudo que tem recebido uma maior atenção nos últimos anos, devido à percepção de sua relevância para o ensino de língua portuguesa e funcionalidade na vidacotidiana, nas incontáveis áreas que esta abrange.
O estudo dos gêneros textuais teve maior atenção a partir do trabalho de Mikhail Bakhtin e seu círculo(Entende-se como o círculo de Bakhtin os pesquisadores contemporâneos a ele que desenvolveram com este autor trabalhos e estudos. ) sendo considerado como referência para a pesquisa sobre gêneros até os dias atuais. Antes deste pesquisador, os estudosse concentravam na área da retórica, gramática e literatura sem, no entanto, a devida preocupação com a “natureza lingüística do enunciado” (BAKHTIN, 2000, p.280).

Marcuschi (2005, p.19) aponta os gêneros textuais como “entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis de qualquer situação comunicativa”. Assim, os gêneros surgem como formas da comunicação, atendendo anecessidades de expressão do ser humano, moldados sob influência do contexto histórico e social das diversas esferas da comunicação humana.
Os gêneros textuais são de uma heterogeneidade imensa, variam do simples diálogo informal até as teses de doutorado, por exemplo. De acordo com Marcuschi (2008) não há comunicação que não seja feita através de algum gênero. Nesse sentido, Bakhtin (2000) afirma queos gêneros estão no dia a dia dos sujeitos falantes, os quais possuem um infindável repertório de gêneros, muitas vezes usados inconscientemente. Até nas conversas mais informais, por exemplo, o discurso é moldado pelo gênero.
É por tamanha importância, que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que no ensino de língua portuguesa estejam presentes os gêneros textuais, de maneira que:Nessa perspectiva, necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento dediversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino. É preciso abandonar a crença na existência de um gênero prototípico que permitiria ensinar todos os gêneros em circulação social. (BRASIL, 1998, p.23, 24)
Encontra-se em Bakhtin (2000) que o ser humano em quaisquer de suas atividades vai servir-se da língua e a partir do interesse, intencionalidade e finalidade específicos decada atividade, realizará enunciados lingüísticos de maneiras diversas. As esferas de atividade humana (esferas sociais de comunicação ou ainda, esferas comunicativas) são variadas e, para cada uma delas, tem-se condições comunicativas suscitadas para atender a necessidade do ser humano de expressar-se. É importante esclarecer que as esferas mencionadas se caracterizam como formas de organização edistribuição dos diferentes papéis e lugares sociais nas instituições e situações em que se produzem os discursos.
Bakhtin (2000) afirma que os enunciados são formados por conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional, o que torna a concepção de cada um imprescindível para a compreensão da proposta de gêneros discursivos deste autor. A esse respeito Rodrigues (2005, p.167) diz que otema refere-se a objetos do discurso. O conteúdo temático é, então, o assunto de que vai tratar o enunciado em questão, a mensagem transmitida.
Luiz Antônio Marcuschi trata o estudo dos Gêneros Textuais como algo antigo. Marcuschi (2008, p.147 e 148) traça um histórico da primeira noção de Gênero Textual, ou Discursivo, mais sistematizada, com Aristóteles, em que há três Gêneros de Discurso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libras
  • Libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • Libras
  • Libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!