Liberdade De Express O E A Responsabilidade Civil

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
FACULDADE ALFREDO NASSSER
PROFESSOR: ARCÊNIO PIRES
ACADÊMICO: THIAGO JOSÉ DE SOUZA TURMA: DM7

Liberdade de Expressão e a Responsabilidade Civil

Opresente artigo tem o objetivo de abordar aspectos gerais sobre a responsabilidade civil na sociedade brasileira, tendo como parâmetro ideológico a liberdade de expressão e o princípio da dignidade dapessoa humana, levando em consideração a linha tênue que existe entre os atos de imprensa visando interesses financeiros em detrimento da veracidade das informações.
A Responsabilidade Civil é um direitoconstitucionalmente garantido que, tendo em vista os direitos à liberdade de expressão, de informação e de manifestação do pensamento, diariamente entra em conflito com o princípio da dignidade dapessoa humana, resultando muitas vezes em abusos e distorções da realidade dos fatos, ocasionando grande lesão e pré-julgamento aos ofendidos, restando à parte lesada apenas o direito a reparação.Inicialmente cabe identificar os dispositivos referentes à responsabilidade civil no CC/02:
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano aoutrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
E ainda:
Art. 927. Aquele que, por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
Parágrafo único. Haverá obrigação de repararo dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
Oconceito de ato ilícito é de suma importância para a responsabilidade civil, tendo em vista que faz nascer uma obrigação de reparar o dano. De acordo com Carlos Alerto Bittar[1], “[...] ato ilícito éo procedimento, comissivo (ação) ou omissivo (omissão, ou abstenção), desconforme à ordem jurídica, que causa lesão a outrem, de cunho moral ou patrimonial.”
O atual Estado Democrático de Direito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberdade De Express O
  • LIBERDADE DE EXPRESS O
  • Liberdade E Express O
  • Liberdade De Express O
  • Liberdade De Express O
  • Liberdade De Express O
  • liberdade de express o
  • Liberdade de express o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!