guildeline contracepcao

10529 palavras 43 páginas
1

Manual de Ginecologia

ANTICONCEPÇÃO
Dr. Marcelino E. H. Poli

Anticoncepção é o uso de métodos e técnicas com a finalidade de impedir que a prática de relacionamento sexual resulte em gravidez. É um dos recursos para se desenvolver o Planejamento Familiar, pelo qual as pessoas desenvolvem prole de forma voluntária em tempo e em número programados.
Os métodos anticoncepcionais podem ser classificados de várias maneiras.
Reconhece-se dois grandes grupos:

I-

Métodos reversíveis.

II-

Métodos definitivos

Os métodos reversíveis são:

1- Métodos comportamentais
2- Métodos de barreira
3- Dispositivos intra-uterinos
4- Métodos hormonais
5- Métodos de emergência

Os métodos definitivos são
1- Esterilização cirúrgica feminina
2- Esterilização cirúrgica masculina
O manejo das situações que envolvem anticoncepção obriga ao uso de alguns conceitos, que devem ficar bem claros.

2

1- EFICÁCIA de um método contraceptivo é a capacidade desse método de proteger contra a gravidez não desejada e não programada. É expressa pela taxa de falhas própria do método, em um período de tempo, geralmente 1 ano. O índice mais utilizado para esse fim é o índice de Pearl, que é assim calculado:
No de falhas X 12 meses X 100 (mulheres)
Índice de Pearl =
No total de meses de exposição

2- SEGURANÇA, que representa o potencial do método contraceptivo causar riscos à saúde de quem o utiliza. É avaliada pelos parefeitos, efeitos indesejáveis e complicações que provoca, ou pode provocar. Quanto maior a segurança do método, tanto menor será a probabilidade de trazer qualquer tipo de problema à saúde de quem faz seu uso.
3- ESCOLHA DO MÉTODO. O critério maior para a escolha ou eleição de um método anticoncepcional é a opção feita pelo/a paciente. Deve o médico sempre privilegiar essa opção e considerá-la prioritariamente. Entretanto, nem sempre o método escolhido poderá ser usado, tendo em vista características clínicas evidenciadas pelo/a paciente, que podem contra-indicar seu uso. Assim, é

Relacionados