Liberalismo

Páginas: 4 (931 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
3. O DEBATE QUALIDADE/QUANTIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O debate qualidade/quantidade na educação é uma discussão bem antiga envolvendo jogos de interesses, nesta moeda de um lado estão osideais liberais e do outro os integralistas.
Os liberais idealizaram uma educação qualitativa visando a melhoria pedagógica e condições didáticas da escola.
Por outro lado, os integralistas defendiam oensino profissionalizante no segundo grau, dispensando assim o ensino superior. Até então (1937 a 1945), o ditador Vargas jogava com os dois lados da moeda, ensino profissionalizante para classespopulares e ensino superior para elite.
Entretanto o cenário político e econômico foram redefinindo este embate entre qualidade e quantidade. Depois do golpe de 64 com intelectuais universitários nalinha de frente, reforçou-se o ensino profissionalizante na escola média desestimulando o ensino superior, mal visto pelos políticos.
A industrialização brasileira foi também uma das responsáveispelos ideais quantitativos na educação – mais mão de obra barata no mercado de trabalho.
Diante dessas realidades sócio-políticas no Brasil, é que o ensino passa por reformas nas décadas de 60 e 70, ogoverno brasileiro fez inúmeros acordos com o governo norte-americano.
A legislação educacional, Lei 5.692/71 tem forma orgânica, portanto abrangente o suficiente para garantir o contraste políticoideológico sobre a educação em todos os níveis. Ainda com a intenção de moldar “o capital humano” quantitativamente foi instituído o ensino de Moral e Cívica nos primeiro e segundo graus e Estudo deProblemas Brasileiros, na graduação e até na pós-graduação.
Como conseqüência desse contraste entre qualidade e quantidade, sendo o último responsável por todas essas reformas, o Brasil esta sendovitima do neoliberalismo.
Estamos sob uma nova legislação educacional, novo regime político.
A qualidade do ensino desenvolve iniciativa e em conseqüência a autonomia para tomar decisões e ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo
  • O liberalismo
  • Liberalismo
  • liberalismo
  • liberalismo
  • Liberalismo
  • LIBERALISMO
  • liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!