poetanaldo

487 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA

Reginaldo Ramos dos Santos
DRE: 114809211
Rio de Janeiro, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Trabalho apresentado à escola de educação física e desportos da universidade federal do rio de janeiro. Como requisito parcial da disciplina metodologia científica.

Professor da disciplina: Luiz Pintor

Rio de Janeiro, 2014
INTRODUÇÃO:
Apresento o trabalho de Metodologia Científica, com a finalidade de oferecer uma reflexão sobre os textos “Pesquisa e Construção de Conhecimento” (Demo; Pedro, 1994) e “A universidade que queremos/ A universidade que não queremos” (Luckesi; Cipriano, 1991), tratando de seus conteúdos com o devido cuidado de oferecer uma opinião crítica e fundamentada acerca do que está expresso.

Os autores propõem uma abordagem inerente à universidade e suas características fundamentais, ressaltando a importância da evolução dos métodos de ensino, onde a instituição universitária é a principal responsável por mudanças significativas no processo de produção do conhecimento. Nutrem suas palavras com argumentos plausíveis, já que conseguem transmitir direta e indiretamente sua visão acerca das carências existentes. Segundo suas análises a pesquisa representa um caminho promissor na busca pela excelência e melhores resultados na formação humana, uma vez que as oportunidades no mundo moderno são privilégio daqueles que possuem instrução, preparo, e conhecimento, esse que se converte em caminho viável para uma nova vida, uma nova trajetória. Baseando-se num fragmento do conteúdo expresso por Cipriano Luckesi (1991), no que se refere ao ideal de universidade, onde é rejeitado o atual modelo falho, obsoleto em que seu sistema orgânico demonstra irregularidade e deficiência na forma

Relacionados