Liberalismo Igualit Rio Jonh Rawls

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
 John Rawls (1921 – 2002) é o grande expoente da teoria Liberal-igualitária, tal teoria assume a diversidade entre as condições dos homens, entretanto, busca a igualdade. Dessa forma, o autor pensanuma forma de capitalismo na qual seja possível equiparar ou minimamente aproximar os “pontos de partida” dos indivíduos na competição da livre-iniciativa, uma vez que reconhece as enormesdesigualdades sociais existentes por conta do neoliberalismo; portanto, é um liberal que pensa em meios para tornar a competição mais igualitária para que todos possam ter capacidades parecidas para desfrutardas mesmas oportunidades. É considerado também uma referência para o debate sobre a Justiça.
Critica o Utilitarismo, propondo, como alternativa a este sistema, a Teoria da Justiça. Critica o peso davontade da maioria numa sociedade compostas por outras vozes que, apesar de serem ouvidas, não são consideradas ante às da maioria no estabelecimento da vontade-geral. Além disso, critica o Utilitarismopor conta da opinião da maioria não importar em ser certa ou errada, mas somente que será exportada para todos os demais. Argumente que aquele fere o indivíduo e sua individualidade por conta dasopiniões decididas no presente valerem para as gerações que ainda virão. Dessa forma, o princípio da igualdade se desmancha porque a opinião de uma maioria fere a liberdade de uma minoria. Ressalta ogosto e as preferências dos indivíduos que são influenciados pela vivência de cada um.
Estabelece o conceito de Justiça como equidade, assim, os bens e os recursos devem ser distribuídos (igualdade nãosó política como também social) igualmente entre as pessoas. Reforça o papel das instituições para tais redistribuições. Define que através de uma igualdade humana fundamental é gerada uma sociedadede cooperação. Estabelece por fim o que vem a ser uma sociedade justa: as instituições básicas da sociedade (Igreja, Escola, Políticas Públicas) devem fornecer as bases para que o indivíduo seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jonh Rawls
  • liberalismo de Rawls
  • A justiça como equidade em Jonh Rawls
  • Tópicos sobre jonh rawls
  • O liberalismo segundo Rawls
  • Justificativas E Argumentos Para O Casamento Civil Igualit Rio
  • CASAMENTO CIVIL IGUALIT RIO IMPERATIVO CONSTITUCIONAL
  • JONH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!