Levi strauss

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
5. A ideia de progresso
A hipótese de uma evolução para hierarquizar culturas contemporâneas em números casos foi desmentida pelos fatos quando se pretendia estabelecer analogias. Do mesmo modo, os fatos demonstram que não se pode traçar esquemas para sociedades que nos precederam no tempo: "o desenvolvimento dos conhecimentos pré-históricos e arqueológicos tende a desdobrar no espaço formas decivilização que estávamos levados a imaginar como escalonadas no tempo", diz Lévi-Strauss para acrescentar em seguida que o progresso se da aos saltos, não linearmente, tendo sempre vários caminhos que pode percorrer.
A História pode ser cumulativa, em alguns casos, o que "não é privilégio de uma civilização ou de um período histórico", diz o autor, exemplificando com à América, aonde sedesenvolveram culturas com História acumulativa.

6. História Estacionaria e História Cumulativa
Considerar a América como exemplo de História cumulativa é é fruto de um interesse do homem ocidental em aproveitar certas contribuições dos Índios Americanos, diz Lévi-Strauss, pois a tendência e considerarmos os aspectos de uma cultura que tem significação para nós, qualificando-a de "cumulativa". Masquando a linha de desenvolvimento de uma cultura nada significa para nós, nós a qualificamos de estacionária. Esta atitude nos leva a apreendermos a historicidade de uma cultura não de acordo com suas propriedades intrínsecas, mas sim de acordo com o número e a diversidade de nossos interesses que estão engajados nelas. Com isto, Lévi-Strauss quer dizer que não devemos confundir com imobilismo anossa ignorância dos interesses verdadeiros de uma cultura, ao mesmo tempo em que essa por ser dotada de critérios diferentes, tem o mesmo julgamento de nos. Ou nas palavras do autor: "pareceríamos uns aos outros como desprovidos de interesse, muito simplesmente porque não nos assemelhamos".
A originalidade das culturas, diz Lévi-Strauss, "reside mais na sua maneira particular de resolver problemas,de pôr em perspectivas valores, que são aproximadamente os mesmos para todos homens: pois todos possuem uma linguagem, técnicas, arte, conhecimentos de tipo cientifico, crenças religiosas", ainda que dosados de maneiras diversas.

7. Lugar da civilização ocidental
Para o autor, o fenómeno da universalização ocidental é difícil de ser avaliado, por ser praticamente único na* História dahumanidade e dado a incerteza dos seus resultados. Adesão ao género de vida ocidental se da em desigualdade de forças o que leva a Lévi Strauss considerar que as sociedades não se entregam com tanta facilidade e que esta adesão se deve mais a uma ausência de escolha: "a desigualdade de força «x não depende mais da subjetividade coletiva, É um fenômeno objetivo que só o recurso a causa objetivas podeexplicar". E Lévi-Strauss constata o quanto "dependemos ainda das imensas descobertas que marcaram o que se denomina, sem qualquer exagero, a "revolução neolítica"- agricultura, criação, cerâmica e tecelagem.

8. Acaso e Civilização
Lévi-Strauss descarta a possibilidade do acaso nas grandes invenções da humanidade no passado e diz que à revolução industrial e cientifica do Ocidente "se inscrevetotalmente num período igual a cerca de meio milésimo da vida passado da humanidade". E nos convida s a sermos modestos antes de pensarmos que ela está destinada a mudar-lhe totalmente o significado ou reivindicarmos prioridades para uma raça, uma região ou uma pais: "e se, como é verossímil, ela deve estender-se totalidade da terra habitada, cada cultura introduzira nela tantas contribuiçõesparticulares que o Historiador dos futuros milênios, legitimamente, considerará fútil a questão de saber quem pode, dentro de um ou dois séculos, reclamar a prioridade para o conjunto7
Lévi-Strauss diz que a diferença entre culturas não pode ser cumulativa ou não, conceito que além de depender do relativismo de nossos interesses e negado ainda pelo fato de que "a humanidade não evolui num sentido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lévi-strauss
  • Levi Strauss
  • Lévi Strauss
  • Claude lévi-strauss
  • A Eficácia Simbólica
  • Levi strauss a ciencia do concreto
  • Ritos de passagem Lévi-Strauss
  • ESTRUTURALISMO LEVI STRAUSS E FUNCIONALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!