Levantamento florístico de plantas lenhosas na floresta nacional de tefé no estado do amazonas.

2038 palavras 9 páginas
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE PLANTAS LENHOSAS NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ NO ESTADO DO AMAZONAS.

Abraão Alexandre de Souza; Luciane Lopes de Souza

Introdução

A Amazônia é a maior região de florestas tropicais do planeta, cobrindo uma área aproximada de seis milhões de km2. De modo geral, as florestas amazônicas podem ser classificadas em três tipos: florestas de terra firme, florestas inundadas de várzea e florestas inundadas de igapó (Pires, 1973; Pires & Prance, 1985; Ayres, 1995). Os solos das florestas de terra firme são pobres em nutrientes, mas são mais bem estruturados e permitem o desenvolvimento de uma densa e rica vegetação (Xavier et al. 1995). Muitas espécies são típicas destas florestas e não são encontradas em nenhum outro tipo de ambiente, sendo muito abundantes como a espécie Eschweilera coriacea da família Lecythidaceae, conhecida popularmente por matá-matá, enquanto outras, que são consideradas madeiras de lei exclusivas da terra firme, são muito raras, é o caso do cumaru verdadeiro, Dipteryx odorata da família Fabaceae (Souza, 2006).
Tefé é uma cidade pólo da região do Médio Solimões e está localizada à margem esquerda do Solimões. Atualmente possui uma população de 65.957 mil habitantes em uma área de 23.808,09 km2 de extensão. A Floresta Nacional de Tefé (FLONA) é uma Unidade de Conservação que fica nas margens do rio Tefé, onde até o presente momento não foi realizado nenhum inventário florístico nas suas comunidades vegetais.
A região do Médio Solimões, particularmente o município de Tefé, é uma área extensa predominantemente de floresta de terra firme onde poucos estudos desta natureza foram desenvolvidos, porém nenhum com a finalidade de estudar a diversidade específica da flora. Esta é uma experiência singular de cooperação e excelente oportunidade para aplicarmos dados botânicos e ecológicos em estratégias de conservação na região. Com o objetivo de realizar inventários florísticos em três hectares em florestas de terra firme

Relacionados

  • Floresta da amazonia
    19557 palavras | 79 páginas
  • Engenharia da computacao
    76739 palavras | 307 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas
  • GA
    193089 palavras | 773 páginas