LEUCEMIAAA

1955 palavras 8 páginas
O que é a Leucemia?
É uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias. Existem vários tipos de leucemia caracterizadas pelo tipo de célula afectada.
Pode ser aguda ou crónica dependendo da velocidade de proliferação das células leucémicas. Desconhece-se qual a causa específica desta doença. Os cientistas suspeitam que alguns vírus bem como factores genéticos ambientais e imunológicos possam estar envolvidos.
Alguns vírus causam leucemia em animais. No homem causam apenas tipos muito raros de leucemia. Mesmo que tenha sido causada por um vírus, a leucemia não é contagiosa.

Tipos de Leucemia
As leucemias estão divididas em 4 grupos conforme são classificadas, :
Agudas ou Crónicas - de acordo com a sua evolução clínica em;
Mielóides ou Linfocíticas - em relação ao tipo de células que prolifera.

E são ainda subdivididas , de forma a tornar-se mais fácil estabelecer prognósticos e o tratamento mais adequado a cada paciente.
LMA – Leucemia Mielóide Aguda
LMC – Leucemia Mielóide Crónica - Pode descarregar aqui Manual para doentes com LMC e seus familiares.
LLA - Leucemia Linfocítica Aguda
LLC - Leucemia Linfocítica Crónica Em cada ano aparecem 60 a 100 novos casos por cada milhão de individuos. Alguns tipos de leucemia são mais frequentes em determinados grupos etários.
A Leucemia Linfoblástica Aguda é mais frequente nas crianças e nos jovens.
A Leucemia Mieloblástica Aguda é mais comum nos adultos.
As Leucemias Crónicas ocorrem geralmente entre os 40 e 70 anos.
Contudo, existem excepções.

LEUCEMIA: MÉTODOS DE TRATAMENTO O médico é a pessoa indicada para descrever as possíveis escolhas terapêuticas. Poderá ainda falar consigo sobre os resultados esperados. Dependendo do tipo e

Relacionados