letramnto

3147 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em alfabetização o que vem a nossa mente é o sistema de códigos que envolvem ler e escrever, sendo assim alfabetizar significa ensinar uma criança a decifrar estes referidos códigos que para ela se traduzirão em palavras. Porém quando pensamos em letramento, nos deparamos com algo maior, à interpretação e o entendimento daquilo que lemos.
Hoje nas escolas a realidade que encontramos é a de se alfabetizar todas as crianças até os oito anos. A tarefa é difícil, pois uma criança aprende de forma diferente umas das outras, pois o nível de maturidade é diferente. Caberá ao professor usar de diversas estratégias para que a alfabetização aconteça sem traumas para esta criança. O professor pode então pautar seu trabalho na utilização de diversas metodologias, que envolvam o lúdico, jogos, situações e experiências do cotidiano da criança e sua vida familiar, além de um enorme comprometimento por parte da escola como um todo.
É de extrema importância que a criança compreenda a função social da escrita, para que esta tenha significado para ela. Assim ao se alfabetizar, a criança poderá ir além da simples aquisição do código, ela não só entenderá como também, fará uso dele em seu cotidiano da função social que esta inserida nesta prática.
O professor alfabetizador deve privilegiar a criação de contextos significativos de ensino e aprendizagem, buscando temas que sejam de interesse do universo infantil, que explorem a ludicidade e desafiem as crianças com a diversidade textual. Porém mesmo sabendo da importância do letramento, a alfabetização, ou seja, o processo de aquisição do sistema convencional da escrita alfabética e ortográfica não deve ser obscurecido pelo ato de letrar.
Alfabetização e letramento podem então acontecer ao mesmo tempo, de forma que a sala de aula seja percebida como um espaço que possa promover tanto o domínio das capacidades específicas da alfabetização, quanto o domínio de conhecimentos e atitudes fundamentais

Relacionados

  • Alfabetização e letramnto
    7110 palavras | 29 páginas