Lesões tendiniosas

285 palavras 2 páginas
Lesões Tendinosas e Nervosas da Mão
Lesão dos Tendões Flexores
Introdução
As lesões dos tendões flexores são graves pois afetam a função de preensão da mão e seu tratamento é complexo. Sua reconstrução é difícil porque exige resistência para suportar a tração dos músculos flexores e , ao mesmo tempo, necesidade de manter a capacidade de deslizamento para promover a excursão necessária para o movimento dos dedos.O tendão é um componente intermediário entre o músculo e o osso. É o responsável pela execução do trabalho, tendo por finalidade propiciar a tração do esqueleto e provocar o movimento muscular. Funciona como um pistão, para o qual o importante é deslizar com o mínimo de atrito possível.
A lesão dos tendões flexores ocorrem com bastante freqüência e quando tratados incorretamente no primeiro atendimento, levam a seqüelas que conduzem a incapacidade funcional da mão. Os tendões flexores representam um complexo diferente dos tendões extensores, por serem mais independentes. Na falta de um, o outro pode funcionar.
Os tendões flexores dos dedos se originam na musculatura do antebraço. Ao nível do punho e 1/3 distal do antebraço, no primeiro plano passam o tendão superficial do dedo médio e o do anular; radialmente, no mesmo nível, o nervo mediano; logo abaixo o tendão flexor superficial do indicador e o mínimo; no último plano, seguem os flexores profundos e o tendão do longo flexor do polegar.
O flexor longo do polegar segue rumo ao dedo se inserindo na falange distal. Esse tendão tem uma bainha sinovial que o protege em toda sua extensão, sendo que, no polegar a bainha é reforçada por três polias: uma na metacarpofalângica; outra na interfalângica e; a terceira oblíqua situada entre as duas

Relacionados

  • LuPUS
    12479 palavras | 50 páginas