Lerice Garzoni

825 palavras 4 páginas
Centro Universitário Sant’Anna
Milena Miyashiro
Tendências da Historiografia Contemporânea
Fichamento de texto
Autor e Obra: GARZONI. Lerice de Castro. – “Raparigas e meganhas em
Santana” – Rio de Janeiro, 1995.
Tema geral: O tema do texto são acontecimentos corriqueiros na rotina de delegacias no Rio de Janeiro do início do século XX, bem como, o tratamento do termo “vadiagem”, mais explicitamente em relação às mulheres.
Fazendo uso das fontes, a autora retrata a forma como eram tratados os acontecimentos policiais na cidade, mas precisamente, como ela cita, em diferentes partes da cidade, bem como, os diferentes cidadãos que nesses bairros habitavam.
Estas, as fontes, eram boletins de ocorrência, artigos e registros policiais, testemunhas, entre outras coisas.
O que mais se explicitava, na polícia, nessa época, bem como em todas as épocas, a meu ver, era a arbitrariedade dos policiais, sobre os policiados e como a autora fala no texto, os policiais era tão pobres e desfavorecidos quanto os supostos meliantes, mas, sob a égide da farda, se transformavam em meganhas, que “tinham o poder” para mandar e desmandar. A autora se preocupa em mostrar no texto que, muito embora fosse importante a ocorrência policial como fonte para explorar o fato, ela é pouco adotada pela historiografia, ao fato de que, ao contexto desta época, aplica-se um esforço para dialogar com temas conservadores e aplica-lo à questão da organização social, ou seja, como ela explica ao final, as questões relacionadas às mulheres naquela época, condiziam com a moral e bons costumes, sendo que eram restritas as passagens de mulheres nas vias públicas, que não estivessem acompanhadas de um homem.
A autora fala da forma de tratamento, exercida pelos policiais em relação às mulheres, que estavam diretamente ligadas às suas condições sociais. Termos comuns, bem como, termos pejorativos, eram usados para tratamentos das diferentes mulheres que passavam pela delegacia, denotando

Relacionados

  • Formação das ciências criminais no brasil
    8277 palavras | 34 páginas