Desafio Profissional

Páginas: 13 (3032 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014



Alexandre dos Santos - RA 9135247087
Ana Carla Ferreira Silva – RA 9904004715
Brenda da silva Barros – RA 8946156199
Camila Isidro Ramos – RA 8406128981
Kelly Duarte Lima – RA 9904001134
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 1ª SÉRIE



DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA













GUARULHOS - SP10/04/2014











DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA





Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota das disciplinas Educação e Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Tutora: Profª Claudia Marques


GUARULHOS – SP10/04/2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONA DOS AO RESPEITO ÁS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO DOS AO RESPEITO ÁS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO 5
2.1 LDBEN 9.394/96 5
2.2 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 6
2.3 Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e culturaAfro0Brasileira e Africana 6
2.4 Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Vol. 1 7
3 COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS 8
4 ASPECTOS QUE PODEM SER TRABALHADOS COM O OBEJTIVO DE VALORIZAR A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO 9
5 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14







1 INTRODUÇÃO
Hoje em nossa sociedade vimos uma crescente preocupação com a formação de nossa futurapopulação, as crianças e os jovens, onde a base da educação tem que ser bem alicerçada com parâmetros bem definidos. Tal temática é preconizada em normas Brasileiras, com a finalidade de uma formação de cidadania para toda a população.
A escola é uma organização multicultural, ou seja, uma organização que lida com diferenciados níveis de diversidade cultural, tem como missão instruir, tanto osalunos como o corpo docente e seus funcionários, para enfrentar e desafiar os preconceitos, sejam eles relacionados à raça, etnia, religião, opção sexual ou outras marcas identitárias. O foco da escola como uma organização multicultural deveria ser na valorização, na divulgação e na aprendizagem de diferentes saberes culturais, através de um currículo que valorizasse a diversidade cultural epropusesse ações multiculturais no ambiente escolar.
Portanto o objetivo deste trabalho é sopesar as diferentes normas brasileiras que auxiliam na formação do cidadão Brasileiro, como também as sugestões no uso de trabalhos pedagógicos para a realização da criação de currículos escolares eficazes para obtenção do resultado esperado.
Com isso é necessário mostrar de uma forma textualizada como ostermos acima abordados raça, etnia, religião, opção sexual e diversidade cultural são utilizadas na preleção que propõe as políticas de ação afirmativa, e como estas se configuram em políticas de formação do professor para que estes possam formar pessoas com uma visão clara sobre a valorização das diversas culturas, do respeito ao diferente e do exercício da tolerância, que cresçam em meio a umaperspectiva de mais amor e união entre todos.





2 PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÁS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO

2.1 LDBEN 9.394/96
A Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe de diversos artigos que abordam aspectos multiculturais que defende: a liberdade de aprender, ensinar e pesquisar e divulgar a própria cultura, o pluralismo deidéias e a consideração com a diversidade étnico-racial. Além disso, garante atendimento a toda comunidade respeitando a diversidade de aspectos que envolvem a população, como por exemplo, o atendimento ao aluno fora da idade escolar, o que necessita estudar a noite devido o trabalho, fatores que são peculiares de cada educando.
É citado também o ensino da historia do Brasil para mostrar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desafio profissional
  • Desafio profissional
  • desafio profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional
  • Desafio Profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!