lembrancas pra falar

Páginas: 5 (1223 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Como eu posso ajudar meus filhos a serem sábios?
Os pais precisam aprender a dizer “Sim”.
O trabalho dos pais é muito delicado, e é precioso, porque a vida inteira da criança depende disso. Não lhe dê nenhum programa positivo – ajude-a de toda maneira possível no que ela quiser.
Por exemplo, eu costumava subir em árvores. Agora, são poucas as árvores que são seguras para se subir: seusgalhos são fortes, seus troncos são fortes. Você pode até subir ao topo mais alto, e mesmo assim não precisará sentir medo que um galho irá quebrar. Mas há algumas árvores que são bem delicadas.
Porque eu costumava subir em árvores para pegar mangas, jambos – outra fruta bonita – a minha família era muito preocupada e sempre mandava alguém me impedir.
Eu disse ao meu pai, “Ao invés de me impedir,por favor me explique quais árvores são perigosas – para que eu possa evitá-las – e quais árvores não são perigosas, que então poderei subir nelas. Mas se você tentar me impedir de subir, haverá um perigo: eu posso subir na árvore errada, e a responsabilidade será sua. Eu não vou parar de subir, eu adoro fazer isso”.
É uma das mais belas experiências estar no topo de uma árvore sob o sol com ovento forte e toda a árvore dançando – uma experiência muito nutritiva.
Eu disse, “Eu não vou parar de fazer isso. O seu trabalho é me dizer exatamente em que árvores eu não devo subir – porque eu posso cair delas, posso ter fraturas, posso danificar o meu corpo. Mas não me dê uma ordem vazia: ‘Pare de subir’. Isso eu não vou fazer”.
E ele teve que ir comigo pela cidade e me mostrar quais árvoressão perigosas. Então eu lhe fiz a segunda pergunta: “Você conhece algum bom escalador na cidade que pode me ensinar até mesmo a subir nas árvores perigosas?”
Ele disse, “Você é demais! Agora isto está indo muito longe. Você me disse, eu o entendi…”
Eu disse, “Eu vou obedecer, porque me propus a isso. Mas as árvores que você está falando que são perigosas são irresistíveis, porque jambos – uma frutaindiana – crescem nelas. Elas são realmente deliciosas, e quando estão maduras eu posso não conseguir resistir à tentação. Você é meu pai, é o seu dever… você deve conhecer alguém que pode me ajudar.”
Ele disse, “Se eu soubesse que ser pai fosse ser tão difícil, eu nunca teria sido pai – pelo menos não de você! Sim, eu conheço um homem” – e ele me apresentou a um velho homem que era um escaladorraro, o melhor. Ele era um lenhador, e ele era tão velho que você não acreditaria que ele poderia cortar madeira.
Ele somente fazia trabalhos raros, que ninguém mais estava preparado para fazer… grandes árvores que estavam se expandido sobre as casas – ele iria cortar os galhos. Ele era um expert, e ele fazia sem danificar suas raízes ou as casas.
Primeiro ele amarraria os galhos a outrosgalhos com cordas. Então ele cortaria esses galhos e então com as cordas puxaria os outros galhos para longe da casa e deixaria que caíssem no chão. E ele era tão velho!
Mas sempre que havia uma situação como essa, quando nenhum outro lenhador estava preparado, ele estava preparado. Então meu pai disse para ele, “Ensine-o alguma coisa, especialmente sobre árvores que são perigosas, que podem quebrar.Galhos podem quebrar…” e eu já havia caído duas, três vezes – eu ainda tenho as marcas nas minhas pernas.
Aquele velho homem olhou para mim e disse, “Ninguém nunca veio até mim, especialmente um pai trazendo um menino...! É uma coisa perigosa, mas se ele ama fazer isso, eu adoraria ensiná-lo.” E ele estava me ensinando como lidar com a subida em árvores que eram perigosas.
Ele me mostrou todosos tipos de estratégias de como se proteger: Se você quer ir bem alto na árvore e não quer cair no chão, então primeiro amarre-se com uma corda em um ponto que você sente que a árvore é forte o suficiente e então suba. Se você cair, você ficará pendurado pela corda, mas você não cairá no chão. E isso realmente me ajudou; desde então eu nunca mais caí!
A função de um pai ou uma mãe é ótima,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nada pra falar
  • Vou Falar Do Amor De Deus Pra Sua Vida
  • Lembranças
  • Minhas lembranças
  • lembranças
  • lembrancas
  • Lembranças
  • Lembranças Da infância E Lembranças Encobridas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!