leitura e produçãodetextos

631 palavras 3 páginas
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

A leitura não é somente saber decifrar códigos linguísticos, ou seja, saber entender um texto escrito, observar e captar mensagens que não aparecem diretamente no texto, isto é antes de tudo, um ato de raciocínio.
O ato de ler é muito importante, exerce um papel fundamental no processo da construção do conhecimento, a leitura tem que ser um processo contínuo, que precisamos estar sempre em contato, lendo diferentes gêneros.•.
“Ela é o meio de que dispomos para adquirir informações e a desenvolver reflexões criticas sobre a realidade. A leitura dos textos nos permite depreender esquemas e formas da língua escrita que, como já sabemos tem normas próprias, diversas daquela da língua falada.” - (Infante, 1999 - pag. 69) •.
O habito da leitura deve ser cultivado e incentivado entre crianças e jovens, a escola tem o papel muito importante na formação destes leitores, usando conteúdos ou termos que fazem parte do cotidiano, partilhando o que se sabe e receber o que se foi compartilhado, e cabe ao professor elaborar estratégias para canalizar os objetivos, porque a construção do conhecimento tem que ser coletiva e significativa para alunos e professores.
Desde nossa infância descobrimos através da leitura, novos conhecimentos; lendo gibis, revistas, livros de historinhas...
Ler é dar sentido as palavras, compreender, interpretar e reter o que mais lhe chama a atenção. Por isto a necessidade de proporcionar aos alunos atividades, que os tornem cientes de seu papel na leitura e construção dos sentidos.
O foco da leitura esta voltado para o autor, o leitor capta as ideias do texto. O texto é o espaço exclusivo da produção dos sentidos. A leitura se faz necessária na nossa vida, pois é uma pratica muito importante para desenvolver o raciocínio, o nosso senso critico e nossa capacidade de interpretar um texto. Através da leitura o indivíduo estimula sua imaginação, descobre hábitos e costumes e culturas diferentes.•.
A

Relacionados