Leite UHT - Fraudes e Alteraçãoes

2489 palavras 10 páginas
AMANDA KRETSCHMER
JOÃO AUGUSTO DA SILVA
MARLON MEDEIROS

LEITE UHT – ULTRA HIGH TEMPERATURE

Três de Maio
2015

lista de tabelas
Tabela 1 - Classificação leite UHT 4
Tabela 2 - Microrganismos 5
Tabela 3 - Efeitos do formol 6

sumário

LISTA DE TABELAS 1
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
2. EMBASAMENTO TEÓRICO 4
2.1. Regulamento técnico de identidade e qualidade do leite uht 4
2.1.2 Classificação 4
2.1.3 Características, acondicionamento e higiene 5
2.2 Esclarecimentos sobre os riscos à saúde das substancias uréia e formol e sua adição ao leite 5
2.3 Identificação do formol no leite 7
3. DISCUSSÃO DE RESULTADOS 9
CONCLUSÃO 10
ANEXO I 11

Introdução
UHT é sigla para “Ultra High Temperature” que significa temperatura ultra alta. É um processo utilizado para esterilização de alimentos através do aquecimento e, imediatamente a seguir, do resfriamento. É um tipo de esterilização que acontece de forma muito rápida. A temperatura e tempo de aquecimento dependem do produto.
O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos e sequencialmente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC. O choque térmico pela qual o leite passa foi nomeado de Pasteurização, este elimina bactérias, com isso as propriedades do leite são conservadas sem a necessidade de refrigeração.
A embalagem, na qual o leite UHT fica confinado para comércio, é asséptica, a qual impede o desenvolvimento de microrganismos. Quando a embalagem é aberta, o leite já fica sujeito a contaminação, sendo assim, orienta-se que, depois de aberto, o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até 3 dias. O prazo de validade da embalagem fechada é de 180 dias.
De acordo com a investigação, algumas empresas de transporte adulteraram o produto entregue à indústria para aumentar os lucros. O caso de adulteração do leite demonstra mais que um desrespeito por parte dos transportadores de leite, mas, também, das empresas que envasam, distribuem e comercializam tal

Relacionados