LEITE MATERNO

Páginas: 8 (1774 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014


LEITE MATERNO X LEITE DE VACA






Componentes do grupo:
Elaine Vieira Cunha Nº12
Maria Diene Silva de Oliveira Nº22
Natália C. Mattos Nº25
Solange Pagliarini Nº31
Valéria Clarisse de Oliveira Nº34

1. Carboidratos
Os carboidratos correspondem a 35% a 44% do leite materno e a principal função é o fornecimento de energia aos bebês.Um tipo de carboidrato que chama a atenção dos médicos pediatras e nutrólogos é o prebiótico, o terceiro maior componente do leite materno. Ele estimula o crescimento de bactérias benéficas como as bifidobactérias e os lactobacilos no intestino, fortalecendo o sistema imunológico dos bebês.
Além de garantir uma microflora intestinal saudável, os prebióticos diminuem os riscos de infecções comunsna infância como as infecções respiratórias, a diarréia e os quadros de alergias. Estudos clínicos demonstram que os prebióticos reduzem significativamente a incidência de dermatite atópica (alergia na pele que causa coceira e vermelhidão) em bebês até os dois anos de vida e aumentam os níveis de anticorpos, garantindo a imunização da mucosa intestinal. 
Os carboidratos presentes no leite devaca são encontrados em menor quantidade e não possuem este importante componente (oligossacarídeos prebióticos).







 
LEITE MATERNO
LEITE DE VACA
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE LEITE
CARBOIDRATOS
Os carboidratos correspondem a 35% a 44% do leite materno e a principal função é o fornecimento de energia aos bebês. Um tipo de carboidrato que chama a atenção dos médicos pediatras enutrólogos é o prebiótico, o terceiro maior componente do leite materno.
Carboidratos (35 a 44%)
Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos.
A lactose é o carboidrato do leite, sendo responsável pelo seu sabor adocicado e corresponde em média a 50% dos sólidos    desengordurados do leite. A lactose é o substrato para fermentações, sendo aproveitada na indústriade laticínios para obtenção de diversos produtos derivados do leite como iogurte, leite acidófilo, queijos, requeijões, ácido lático, dentre outros.
 


2. Proteínas
Proteínas são fontes de aminoácidos e de nitrogênio, atuam no crescimento dos tecidos e possuem funções específicas, como a defesa contra agentes microbiológicos, presentes no leite materno, suficiente e adequada ao bebe.Cerca de 80% do conteúdo proteico é de lactoalbuminas, fonte de aminoácidos ao organismo; (caseína na mesma proporção no leite de vaca). Estudos na Suécia mostram que a caseína no leite materno combate infeções, o mesmo não ocorrendo coma caseína no leite de vaca. O leite humano também contém maiores quantidades de aminoácidos essenciais de alto valor biológico, como a cistina, e aminoácidos como ataurina que não tem em leite de vaca, e que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central. 
São comuns casos de alergias a proteína do leite da vaca no primeiro ano de vida do bebe. O leite de vaca promove o processo alérgico em razão da presença da proteína BETALACTOGLOBINA, uma vez que não temos enzimas para digerir esta proteína. Encontradas em grandequantidade no leite de vaca, a mesma pode sobrecarregar os rins em maturação do bebê.
3. Lipídios
Os lipídios ou gorduras são substâncias que desempenham múltiplas funções no organismo humano, como: veiculação de vitaminas e hormônios hipossolúveis, isolamento térmico, dentre outras.
No leite materno, os lipídios, constituem fonte concentrada de energia que provê 50% a 60% das necessidades dolactante, fornecem ácidos graxos importantes para o desenvolvimento do cérebro, da retina e dos tecidos nervosos (função construtora).
O leite de vaca apresenta maior concentração de gordura saturada, sendo deficiente em ácidos graxos e não apresentando LIPASE, enzima pancreática responsável pela quebra dos lipídeos, para ocorrer assim a digestão e absorção desse nutriente no intestino.
4. Vitaminas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leite materno
  • Leite materno
  • leite materno
  • Leite materno
  • Leite Materno
  • O leite materno e sua importância
  • Leite materno Artigo Cientifico
  • Açoes do leite materno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!