Leitões

Páginas: 9 (2243 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
1- INTRODUÇÃO
A adaptação das novas tecnologias à suinicultura, como o melhoramento genético, e a implementação de regras do bem-estar animal que levaram a alterações das instalações, do maneio, métodos de criação e nutrição, proporcionaram um desenvolvimento não só na área da suinicultura mas, em toda a actividade pecuária. Estas modificações têm como objectivo melhorar o desempenho dos suínosna exploração, para que os animais aproveitem da melhor forma os nutrientes que lhes são fornecidos na sua dieta, de forma a ser vantajoso também para o produtor.
Este trabalho abrange os conhecimentos do maneio dos leitões desde que nascem até à altura do desmame, incluindo as condições a que se deve ter as maternidades, os cuidados sanitários e alimentares que devemos prestar às nossasninhadas logo após o nascimento, até à altura em que são retirados às progenitoras.

1- PREPARAÇÃO DAS MATERNIDADES
O ambiente das maternidades deve ser seco, higiénico, calmo e com uma temperatura que esteja entre os 18oC e os 20oC, pois temperaturas superiores a essas podem conduzir a uma diminuição da ingestão de alimento e capacidade de amamentar. Para além disso, as lâmpadas de aquecimentocolocadas na maternidade, devem estar protegidas para que as porcas e/ou leitões não consigam interagir com elas.
Após o parto, deve evitar-se o risco dos leitões andarem a vaguear no abrigo. Para tal, devem ser utilizadas pranchas de limitação.
No sistema outdoor, em condições muito quentes, para evitar que as porcas abandonem as suas ninhadas e se dirijam para o exterior à procura de condições demaior conforto, deve ser assegurado o isolamento e, de alguma forma, ventilação extra da cabana (ventoinhas controladas manualmente, por exemplo).


2- PARTO E CUIDADOS GERAIS COM OS LEITÕES
O parto de uma porca dura cerca de 2-3 horas, mas pode durar mais de 10 horas. O intervalo entre o nascimento de dois leitões é de 15-20 minutos mas pode ser mais longo. Por exemplo, o intervalo denascimento de um leitão morto é mais longo, pois não se verificam as mesmas estimulações do feto no canal de nascimento.
No início do parto, o úbere da porca deve ser lavado com um pano humedecido em desinfectante, para após o parto, os leitões serem logo postos a mamar.
O produtor deve ter operadores competentes e experientes a assistir ao parto das suas porcas, pois pode ser necessária umaintervenção uma vez que, a parição é a altura em que ocorrem grande parte das mortes de leitões.
Para além da condição corporal das porcas, o mau posicionamento dos leitões pode originar problemas de distócia e ser necessária a intervenção no parto. Essa intervenção deve ser realizada por pessoas experientes, cuidadosas e com conhecimentos nas técnicas de parição, tendo especial atenção à higiene. Paraalém disso, o técnico deve ter conhecimento de vários factores para interferir no parto, como por exemplo, a idade da porca, tamanho esperado da ninhada, o intervalo entre leitões, entre outros.
Após 3-4h de parto improdutivo ou sinais de grandes dores e/ou stress por parte da porca, o técnico deve preparar-se para fazer a intervenção.
Os leitões que pesarem menos de 700g devem ser eliminados doefectivo uma vez que, são muito fracos, não conseguem estimular a teta da mãe a produzir leite e estão mais sujeitos ao esmagamento.
A maior parte das mortes dos leitões ocorrem nas suas primeiras 72 horas de vida. As principais causas de mortalidade nas primeiras horas após o parto são o nascimento de leitões fracos, leitões sufocados (líquidos, membranas placentárias), esmagamentos provocadospela porca, hipoglicémia e hipotermia. Portanto, para evitar a perda de recém-nascidos, deve ter-se um grande cuidado com o seu maneio e aplicar alguns tratamentos essenciais à sobrevivência dos leitões nesta primeira fase de vida.
Os leitões nascem com uma temperatura corporal que ronda os 38oC mas, perdem calor muito rapidamente. Para além disso, vêm envolvidos em membranas fetais que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maneio de leitoes
  • Diarreias em leitões
  • Manejo de leitões
  • Manejo de leitoes
  • manejo de leitoes
  • Diarreia em Leitões
  • custos unidade produtora de leitoes
  • efeitos de prebioticos em leitoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!