Leihsmanoise

1313 palavras 6 páginas
SUMARIO.

Problema de Pesquisa-------------
Justificativa Fundamentada-------
Introdução-----------------------------
Objetivos -----------------------------
Desenvolvimento--------------------
Conclusão-----------------------------
Referências---------------------------
Anexos---------------------------------

PROBLEMA DE PESQUISA.

- O que é leishmanioze?

INTRODUÇÃO.

A leishmaniose é uma doença provocada por um protozoário (Leishmania spp), o qual é transmitido através da picada de um mosquito (Lutzomyia spp). Dependendo da espécie envolvida, provoca dois quadros distintos: a leishmaniose tegumentar (leishmaniose tegumentar americana, úlcera de Bauru, nariz de tapir, botão do oriente, ferida brava) e a leishmaniose visceral (leishmaniose visceral americana, calazar, esplenomegalia tropical, febre Dundun).
Na leishmaniose tegumentar são observadas lesões cutâneas e/ou mucosas, enquanto o calazar se caracteriza por surtos de febre, diarreia, hepatoesplenomegalia, fraqueza, insônia, anemia e emagrecimento.
As leishmanioses são consideradas zoonoses primárias, apresentando várias espécies de animais silvestres como reservatórios (raposa, timbu, cotia, etc). O homem, assim como o cão doméstico, é considerado um hospedeiro eventual das leishmanias, infectando-se tanto no ambiente silvestre, durante incursões no interior da mata, quanto nos ambientes intra- e peridomicilirares. A leishmaniose tegumentar apresenta um quadro epidemiológico bastante complexo, com várias espécies de parasitas, vetores e reservatórios envolvidas.

OBJETIVOS.

Objetivo Geral:

- Informar sobre a leishmaniose.

Objetivos específicos:

- Reunir as diversas formas da doença;
- Analisar o ciclo de vida da doença;
- Chegar aos causadores da doença;
- Identificar os sintomas da doença;
- Encontras formas de tratamento para a doença;
- Exaltar os

Relacionados