lei de hocku

940 palavras 4 páginas
1. Introdução
Quando uma “mola ideal” é submetida a uma deformação (distensão ou compressão), uma força elástica restauradora F é gerada de acordo com a lei de
Hooke:
F = -k.Δx
Onde Δx é o alongamento ou encurtamento da mola e k é chamada de constante elástica da mola. “k” é um valor característico da mola. Na prática, uma “mola real” obedece a lei de Hooke até uma certa deformação chamada de limite elástico. A partir deste valor, a deformação da mola se torna permanente. Usando o fato da força restauradora de uma mola ser proporcional a sua deformação para medir forças em situações estáticas, podemos construir um dinamômetro, que nada mais é do que uma mola com suas deformações “calibradas” para uma escala de forças.

O sistema está em equilíbrio, pois as massas da figura estão em repouso, assim: = m.g = k.Δx
Se fizermos um gráfico em papel milimetrado o peso em função de Δx, obteremos uma reta cujo coeficiente angular é a constante elástica da mola.
2. Objetivos
Compreender melhor a lei de Hooke através da construção de dois dinamômetros rudimentares (molas de materiais diferentes). Através de um arranjo experimental será possível determinar a constante elástica da mola escolhida

3. Materiais
3.1 Duas molas, ambas com diâmetros aproximados, porém de materiais diferentes (ferro e plástico
3.2 Suporte para mola com tripé e escala graduada
3.3 Suporte aferido para massas
3.4 Conjunto de massas aferidas
As imagens a seguir representam o aparato montado:

4. Resultados e discussões
Como já foi dito, durante a aula utilizamos duas molas, uma de plástico e outra de ferro. Utilizamos também cinco pesos com determinados valores de massa em kg (valores na tabela). Para calcularmos o modulo do peso P que atua sobre esses objetos, utilizamos a expressão P = mg, em que “m” é a massa e “g” a aceleração da gravidade local, para a qual utilizamos o valor g = 9,78m/s².
Nós acoplamos cada peso em cada uma das molas, medimos o comprimento da

Relacionados