Automatizando tarefas com o Puppet

985 palavras 4 páginas
AUTOMATIZANDO TAREFAS COM O PUPPET

Gerenciar vários servidores é sempre complicado, principalmente se você quer fazer da forma correta :-).
Existem ferramentas comerciais para Windows que, com o devido licenciamento, fazem essas tarefas de forma mais simplificada como:
- Instalação de programas;
- Atualização de sistemas e programas;
- Criação de usuários e grupos;
- Criação de arquivos;
- Configuração de aplicações;
- Gestão de recursos do sistema;
- etc…
O problema é que como o System Center, a maioria dessas ferramentas não é barata e muito menos pode ser usada em Linux/Unix.
Para uma gestão integrada e seguindo padrões como Itil, é preciso mais que ir de servidor em servidor, desktop em desktop para fazer as devidas operações necessárias.
Para resolver esse tipo de problemas utilizamos linguagens de automação como o Puppet. Ele trabalha no modelo Cliente/Servidor e permite que façamos uma gama imensa de funções nos abstraindo de detalhes específicos do sistema operacional.
Vamos ver em uma série de artigos sobre ele e como utilizar suas principais funções e módulos para que possamos tornar o gerenciamento, configuração e deploy de máquinas algo simples e automático.
Existem diversas formas de automatizar tarefas com scripts, são um pouco trabalhosas mas são extremamente configuráveis, o problema é lidar com a interatividade dos sistemas e com as situações adversas ao realizar as operações. O tratamento de erros geralmente fica muito maior que as atividades a realizar.
No Puppet, como em outros programas do mesmo tipo, temos a RAL (Resource Abstraction Layer) que nos fornece a capacidade de dizer ao sistema Linux, por exemplo: instale um determinado pacote, depois de instalar crie um usuário com determinado nome e grupo, depois copie um arquivo de configuração padrão por http, altere algumas variáveis no arquivo e reinicie o serviço.
Isso sem se preocupar se usamos apt-get, yast, zipper, sem se preocupar se vai criar com adduser ou useradd, se

Relacionados

  • ADM REDES
    826 palavras | 4 páginas
  • CFENGINE
    560 palavras | 3 páginas
  • apostila word excel 2 2
    16307 palavras | 66 páginas