Le Borbusier

1156 palavras 5 páginas
LE CORBUSIER

Biografia

Charles-Edouard Jeanneret-Gris,mais conhecido pelo seu sobrenome profissional Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier). A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros
Nasceu em 6 de Outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suiça.
Foi arquiteto, urbanista e pintor francês. É considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX.
Estudou Escola de Artes de La Chaux-de-Fonds onde influenciado por um professor toma gosto pela arquitetura, também estudou em Budapeste e Paris.
Com apenas 18 anos realizou seu primeiro trabalho profissional, a construção de uma casa para um dos funcionários da escola onde estudava.
Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega.
Em 1911 Le Coubusier fez uma viagem para o oriente, passando por cidades como: Viena, Budapeste, Istambul e Atenas. Foi ao longo desta viagem, que desenvolveu a sua perspectiva pessoal sobre a arte arquitetônica, em Atenas, estudou o Partenon e outros edifícios da Grécia Antiga, estes foram uma fonte de inspiração, ele Ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos.
Razão áurea/ Razão de ouro: 1,618034 uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão.
A partir disso Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro e usando também as dimensões médias humanas, o Modulor é uma sequência de medidas que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais e foi publicado em 1950.

Em 1917 mudou-se definitivamente para Paris onde abriu seu primeiro estúdio de Arquitetura,.
Em 1930 quando se casou-se com Yvonne Gallis, se tornou cidadão Frances e foi morar na França.
Uma de suas principais

Relacionados