Lazer

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Universidade Paulista
Curso de Educação Física











Trabalho de APS










Brasília – DF
2012



Deivid Alves de Lucena Farias (RA: B5621B-8)
Educação Física (Licenciatura)
1º Semestre







Trabalho de APS





Orientador: Guilherme










Brasília – DF
2012INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho serão mostrados resumos relacionados às aulas de Recreação ministradas pelo Professor Guilherme no decorrer desse segundo semestre de 2012 do curso de Educação Física (Licenciatura) da Universidade Paulista.








































1ª Aula: 13/08/2012 - Inicio dasAulas: Foi mostrada a ementa (todo o plano de ensino para o semestre com as respectivas datas de cada aula). Foi uma aula comunicativa para que os alunos pudessem se conhecer.

2ª Aula: 20/08/2012 – Foi introduzido o conteúdo sobre a Recreação. E o Guilherme deixou claro que a Recreação é o conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode se entregar de livre vontade, seja para repousar,divertir, entreter, aprender, socializar ou exercitar.
Ela se opõe a obrigação, são opostos ao lazer:
- Trabalho profissional;
- Trabalho doméstico e o
- Trabalho complementar.
O lazer exerce-se no tempo à margem das obrigações, e varia de acordo com a forma e o engajamento do indivíduo nas obrigações, assim sendo:
Tempo liberado: Tempo que resta após o cumprimento das obrigações profissionais.Tempo livre: Tempo que resta após todo o tipo de obrigação.
Tempo inocupado: Tempo daqueles que não tem ocupação profissional.

Foi falado também do Similazer:
Atividade mista onde o lazer se mistura com a obrigação.
Dificuldade de definir recreação e lazer devido às diversas definições dos que atuam carregados de preferência e juízos de valor.
O lazer/recreação tem que ser entendido comoatividade que influencia e é influenciada por outras áreas.

Características:
Atividades relacionadas com o tempo livre:
-Biológicas
-Fisiológicas
-Cuidado com o corpo
-Familiares
-Sociais
Atividades intermediárias de tempo livre relacionadas com o auto desenvolvimento e a auto satisfação.
Atividades de lazer:
-Encontros sociais, formais e informais;
-Espectador;
-Multifuncionais eprazerosas.

• Após todo o conteúdo da aula ter sido passado e explicado, foi discutido no fim e foram tiradas as dúvidas que surgiram.

3ª Aula: 27/08/2012 – Houve a continuação do conteúdo sobre Recreação. O Guilherme falou sobre os benefícios da Recreação que incluem os sócios afetivos: socialização/integração, enfrentar desafios, trabalhar a autoestima e a capacidade, ética comportamental. Osfísico-motores: habilidade física básica: andar, correr, saltar/descer, manipular. As valências físicas: flexibilidade, força, velocidade, agilidade/coordenação, resistência.

• Após todo o conteúdo da aula ter sido passado e explicado, foi discutido no fim e foram tiradas as dúvidas que surgiram.

4ª Aula: 10/09/2012 – Houve a introdução do conteúdo sobre os conceitos de Jogo, Esporte eAtividades lúdico-desportivas. O professor explicou a diferença entre essas atividades respectivamente:

Jogo: recreação entre pessoas ou grupos que interagem procurando alcançar objetivos esportivos e/ou lúdicos, com regras pré-estabelecidas pelo organizador ou participante e que podem ser recriadas.
Esporte: jogo regido por regras institucionalizadas que devem ser seguidas com técnicas, táticas eatitudes controladas.
Atividades lúdico-desportivas: atividade com caráter recreativo e competitivo, existindo ações coletivas e interações entre os participantes, flexibilizando-se objetivos, regras, espaços, jogadores.
-Pode ter um caráter mais ou menos formal.

O professor citou também o processo pedagógico (as atividades de caráter formativo) e os tipos de recreação que podem ser ativas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LAZER MESMO
  • Lazer
  • lazer
  • lazer
  • lazer
  • Lazer
  • lazer
  • Lazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!