LAYOUT INDUSTRIAL

Páginas: 18 (4281 palavras) Publicado: 15 de fevereiro de 2014
LAYOUT INDUSTRIAL
1. CONCEITO
Inúmeros autores têm se propostos a definir layout ou arranjo físico. Este trabalho não tem o objetivo de explorar e discutir com profundidade tal definição, limitando-se a apresentar duas definições. Recentemente SLACK et al. (1997, p. 210) afirmam que "o arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação".Os mesmos autores, de forma simples, destacam que é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina sua forma e aparência. É possível definir layout como sendo uma posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho; das máquinas, dos pontos de armazenamento e do trabalho manual ou intelectual,dentro de cada departamento ou seção; dos meios de suprimento e acesso às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho.
O Layout tem como principais objetivos:
Aperfeiçoar as condições de trabalho das pessoas dentro das unidades organizacionais;
Aproveitamento de todo o espaço físico disponível;
Reduzir ao máximo a movimentação das pessoas e materiaisdentro do espaço organizacional;
Racionalizar os fluxos de tramitação de processos.

2. PRINCÍPIOS
Não há receita científica, infalível e universal para elaborar o arranjo físico ideal. Todavia há quatro princípios básicos que sintetizam os principais fatores a serem observados no estudo do arranjo físico:
Economia de Movimento: o arranjo físico ótimo é aquele que estabelece a menor distância aser percorrida entre operários, materiais e máquinas nas operações de fabricação;
Fluxo Progressivo: é preferível aquele arranjo físico onde ocorre o movimento ininterrupto de uma operação para a próxima sem transportes de volta e/ou cruzamentos;
Flexibilidade: deve ser privilegiado o layout que permita re-arranjos, para adaptar a produção às mudanças do produto, do volume de produção, dosequipamentos e dos processos produtivos;
Da Integração: deve ser privilegiado o arranjo físico que permita a integração dos fatores de produção (homem, máquina, matéria-prima) para que o processo seja otimizado.

3. PROCESSOS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE LAYOUT
Para se elaborar um projeto de Layout a direção da organização deverá fazer uma ampla divulgação do que será elaborado ou delegar essadivulgação ao nível setorial, onde serão expostas as razões da medida, quais os objetivos a serem atingidos e os prováveis benefícios que poderão advir para organização com a elaboração do projeto. Para isto, precisam-se seguir as seguintes etapas:
a. LEVANTAMENTO
Nesta fase o analista responsável pelo desenvolvimento do estudo de Layout se familiarizará com os principais procedimentos adotadospara o estudo.
Deverá haver, nesta etapa, uma reunião entre os técnicos responsáveis pela elaboração do layout, para se fazer uma analise bem detalhada da documentação relativa ao sistema em estudo, dos fluxos e dos equipamentos utilizados e, se for o caso, entrevistas e observação pessoal para uma melhor análise da elaboração do projeto.
b. CRÍTICA DO LEVANTAMENTO
Ao se concluir o levantamentoe após a elaboração do relatório, deve-se dar inicio a sub-etapa de critica do levantamento, dando atenção às defasagens existentes entre o que estar prescrito na documentação normativa e os métodos e processos de trabalho encontrados na prática.
Para elaboração de um bom layout, deve-se efetivar uma ampla visualização de todas as operações indispensáveis à realização do trabalho. O fluxogramapode ser considerado um instrumento de grande importância, pois, os layouts mais modernos são fundamentados no princípio de fluxo.
c. PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO
Os processos e métodos de trabalho devem ser relacionados da forma mais eficaz possível.
É nesta fase onde são estudados os pontos de modificação e também é identificado onde estes pontos de modificação serão introduzidos, levantar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Layout
  • Layout industrial
  • Layout industrial
  • Layout industrial
  • Layout Industrial
  • Layout de armazém
  • LAYOUT INDUSTRIAL E LOCALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • Layout Industrial e de Armazém

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!