Lavoisier

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1ª parte – resumo geral
Neste trabalho abordaremos a contribuição científica de Antoine-Laurent Lavoisier, considerado hoje o pai da química moderna. Antes era tido que as coisas eram formadas de 4 elementos básicos: terra, fogo, ar e água, o que foi remodelado, podendo assim dizer, com o passar dos anos por diversas pesquisas feitas, passou-se pelos atomistas, alquimistas, e também pela teoriado Flogisto de Stahl, a qual Lavoisier dedicou-se em seus anos de pesquisa a derrubar, ele marcou a pesquisa científica e uma das coisas que o caracterizava era o uso minucioso da balança, o que o ajudou a dar prosseguimento a muitas das suas pesquisas científicas. As descobertas feitas por ele desencadearam outras tantas, sejam nas mesmas áreas ou em áreas distintas, porém embasadas naquilo queele “descobriu”, ele foi responsável pela tão famosa Lei da Conservação da massa, que é mais conhecida pela frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, pela “descoberta” do oxigênio, que sabemos que é aquilo que alimenta a combustão dos corpos; provou também sobre a composição da água, e ainda contribuiu para a nomenclatura química que temos hoje. Em toda sua vida comocientista, Lavoisier publicou duas obras importantíssimas para a Química: Tratado Elementar da Química e o Método de Nomenclatura Química, que continham, dentre outras, as experiências aqui mencionadas. Vale ressaltar que Lavoisier não vivia somente da química, pois este pertencia a Férme Generale, que acabou sendo um dos motivos para sua condenação à morte (guilhotina) em 1794.

2ª parte –combustão do enxofre e do fosforo e a descoberta do nitrogênio
Lavoisier realizou a experiência outra vez, considerando um fator que havia negligenciado anteriormente: pesou as quantidades de ar que havia antes de depois da oxidação do metal. Notou, então, que as duas medidas diferiam por um valor muito próximo aquele correspondente ao aumento da massa do metal oxidado. Em 1772, Lavoisier efetuoumais uma série de experiências com combustão de substâncias no ar, concluindo que o enxofre e o fósforo aumentam de peso ao se queimarem; mais ainda, verificou que o fósforo, queimando numa quantidade limitada de ar, consome apenas uma parte desse ar, e que o restante não é capaz de provocar queima do fósforo, apesar do forte aquecimento: ”Há aproximadamente oito dias descobri que o enxofre, aoqueimar, não perdia peso, mas, ao contrario, o ganhava; que de uma libra de enxofre podia-se obter muito mais que uma libra de acido vitriólico [acido sulfúrico, H2SO4 abstração feita da umidade do ar; a mesma coisa acontece com o fósforo. Esse aumento de peso provém de uma quantidade prodigiosa de ar que se fixa durante a combustão e que se combina com os vapores. Esta descoberta que constatei comexperiências que considero decisivas, fez-me pensar que o que se observa na combustão do enxofre e do fósforo podia também acontecer com todos os corpos que aumentam de peso com a combustão e a calcinação e me convenci de que o aumento de peso dos cales metálico tinha a mesma origem. A experiência confirmou completamente as minhas conjecturas. Fiz a redução do litargírio [PbO] em vasos fechados, como aparelho de Hales, e observei que no momento da passagem da cal ao metal produzia-se uma quantidade considerável de ar, e que esse ar formava um volume mil vezes maior que a quantidade de litargírio empregado.” (Lavoisier, citado por Tosi 1989, p. 37). Estudando esse ar residual, notou ainda que ele extingue a chama de uma vela , a esse “ar”, Lavoisier daria mais tarde o nome de azoto( o modernonitrogênio).

3ª parte – principio do oxigênio
Lavoisier estudou os ácidos, num trabalho que lhe permitiria coletar mais dados para sua futura batalha contra o flogístico. Mostrou que a transformação dos metais em seus óxidos básicos e a dos não-metais em seus ácidos ocorre a por efeito de uma combinação do corpo queimado com o oxigênio, e que os sais se constituíam pela união de tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lavoisier
  • lavoisier
  • Lavoisier
  • Lavoisier
  • Lavoisier
  • lavoisier
  • Lavoisier
  • lavoisier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!