Lauda_exemplo_Roteiro

594 palavras 3 páginas
Impressionismo, Expressionismo, Cubismo – As estéticas da transição (Cap. 2):
Introdução:
O Expressionismo surge como uma reação ao Impressionismo, pois no primeiro, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno. Enquanto que no Impressionismo, o enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e sombra.
No Cubismo podemos observar a mesma despreocupação em representar realisticamente as formas de um objeto, porém aqui, a intenção era representar um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, e mudou para sempre a forma de ver a realidade.

Descrição:
História / Interpretação do mundo / Mudanças/Revoluções.
O impressionismo, por assim dizer, já fala de maneira clara o que a o movimento do começo do século XX tem a nos trazer: as impressões (sejam elas exclusivas / particulares) dos artistas e pensadores daquele tempo, pois o impressionismo assim como a grande maioria dos movimentos ‘antigos’, não eram exclusivos apenas da pintura.
O impressionismo tem como foco a luz do dia, a realidade das pessoas e burguesia expostas claramente a ponto de despertar uma nova consciência na sociedade do que era a modernidade.
Monet, Édouard Manet e William Turner são grandes nomes deste movimento.
Mostrar o efeito da cabeça do artista em tela era uma das principais fontes de entusiasmo do mundo daquela época, a vida burlesca também é mostrada (Paris principalmente). Mulheres nuas, se enxugando em toalhas, seios a mostra e paisagens ao fundo são o grande choque do impressionismo.
Também surge um novo meio de pintura, o pontilhismo, introduzido através de pintores como Pissaro e Renoir.
Já o Expressionismo é a vontade de mudar a realidade da pintura, uma total revolução que futuramente será a

Relacionados