Plano de Ensino_Sistema nervoso_13.2 Enfermagem

1748 palavras 7 páginas
PLANO DE ENSINO

Escola de Ciências da Saúde

Curso: Enfermagem

Campus Professor Barros

Professores:
Bloco de conhecimento
Fundamentação Biológica
()
Estrutura e Função
( X )
Comportamento e Sociedade
( )
Gestão e Saúde Coletiva
( )

Pesquisa
( )
Atividades Complementares
( )
Práticas e Habilidades
( )
Estágios
Supervisionados
( )

Unidade Curricular: Sistema Nervoso

Carga Horária Semestral:
90h/a
Teoria

60h
Prática

30h
Prática Profissional
Estágios

Carga Horária Semanal:
4,5h/a

3h

1,5h

Trabalho Efetivo Discente
Horas

15h

2. Ementa
Desenvolvimento, estruturas e funções do sistema nervoso central e periférico. Plasticidade e regeneração neuronal. Sinalização e processamento neuronal da informação. Sensibilidade, controle e resposta motora e autonômica. Patologia básica do sistema nervoso.

3. Objetivo Geral
Compreender o desenvolvimento, os aspectos estruturais e os funcionais dos componentes do sistema nervoso, correlacionando os fatores que determinam a sua funcionalidade ao entendimento do desequilíbrio deste.
4. Objetivos Específicos

1. Identificar os componentes do encéfalo, medula e nervos periféricos correlacionando-os às suas funções e comprometimento em situações de anormalidade;
2. Compreender as etapas do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso central entendendo sua aplicabilidade no reconhecimento de malformações;
3. Identificar as estruturas responsáveis pelo manejo liquórico – produção, circulação e reabsorção do líquor, compreendendo sua composição celular de normalidade e anormalidade.
4. Identificar os componentes da motricidade voluntária e reflexa, entendendo a sua relação com situações de normalidade e anormalidade.
5. Identificar a árvore circulatória do sistema nervoso central e suas implicações na resposta normal do organismo a situações de descompensação pressórica e obstrução.
6. Descrever a fisiopatologia de algumas das

Relacionados