Latim no cotidiano

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Importância da Língua Latina no cotidiano
O ensino do latim começou a ser invadido através da igreja católica, possuidora do poder educacional do século XVIII, e que reservou a transmissão dacultura clássica, difundida para os países cristãos do ocidente. Durante séculos depois da Queda do Império Romano, o latim continuou a ser utilizado em toda a Europa como língua culta, por exemplo,atualmente é idioma oficial na Cidade do Vaticano.
O latim é considerado uma língua morta, mas de língua morta não tem nada, pois está vivo no nosso discurso cotidiano e o latim constitui o cerne dalíngua portuguesa. Vejam, por exemplo, quantas expressões são usadas em Direito. Quem nunca ouviu falar de habeas corpus?De alibi? De data venia? O latim não está de forma alguma morto, está no nossodia-a-dia: quem nunca mandou um curriculum vitae? Quem nunca ouviu falar de renda per capita? Ou pensou em fazer uma pós-graduação lato sensu? Ou ouviu que alguém é doutor honoris causa?
Essa antigalíngua de Roma está nas tecnologias mais modernas, está na fecundação in vitro, nas invenções mais recentes: está, por exemplo, no fax (abreviação de fac simile, que significa "faça de maneirasemelhante”. Mesmo muitas palavras importadas do inglês remontam ao latim: na Informática usa-se o verbo deletar, do inglês to delete, que vem, por sua vez, do verbo deleo em latim, que significa "eu destruo". Detão entranhado na nossa língua, o latim até se confunde com ela: idem é latim.
Estudar o latim enriquece o vocabulário, melhora a dicção e pronúncia, levando-nos a escrever e a falar com maisclareza e objetividade, adquirindo uma cultura humanística para conhecer e valorizar a língua portuguesa, compreendendo melhor o nosso idioma e as irregularidades da gramática portuguesa. 
Como vimos, como estudo do latim, somos capazes de conhecer o étimo de muitas palavras portuguesas. Ele também possibilita o aprendizado de outras, com as mesmas raízes, como é o caso das línguas românicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Latim
  • LATIM
  • latim
  • Latim
  • latim
  • Latim
  • Latim
  • Latim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!