lateralidade

Páginas: 16 (3883 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DICIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
PROFESSOR: PAULO GOMES DE S. FILHO.



LATERALIDADE


Mariana Barcellos
Telmo Costa
William Santos
Matheus Lopes



RESUMO

Muitas teorias tentam explicar o uso preferencial de um dos dois lados do corpo em detrimento do outro. Neurofisiologistas tendem a aceitar que dominânciahemisférica cerebral, relacionada a fatores genéticos, é determinante da lateralidade. Autores, afirmam que a lateralidade é adquirida através dos aspectos sociais, escolares e familiares, outros dizem que a lateralidade é o reflexo do predomínio motriz dos segmentos direito e esquerdo, isto é, a bússola do esquema corporal. Devido a essa confusão de conceitos abordados pela literatura, o objetivo desseartigo é revisar e compreender os diferentes aspectos de lateralidade.






Brasília
2005







INTRODUÇÃO

Para NEGRINE (1986), é durante o crescimento que a lateralidade da criança se define naturalmente, podendo, também, ser determinada por fatores sociais ainda muito marcantes nos dias de hoje em nossa sociedade. Não é raro, por exemplo, encontrarmos famílias fazendotentativas para influenciar a criança a utilizar a mão direita no lugar da esquerda, bem como pessoas adultas bem lateralizadas na infância, como os canhotos, que se tornaram destras.
Em 1836, um médico do interior da França, Marc Dax, foi quem primeiro sugeriu que os hemisférios cerebrais teriam funções diferentes.  Observando seus pacientes acometidos por derrame cerebral, notou que quando a lesãoera no hemisfério esquerdo, o paciente ficava com o corpo paralisado do lado direito e sem a fala. Posteriormente esses fatos foram confirmados pelo famoso cientista francês Pierre Broca, que descobriu que o centro motor de comando da linguagem falada encontra-se apenas no hemisfério esquerdo (a chamada área de Broca). Uma lesão nessa área torna a pessoa total ou parcialmente afásica (perda dacapacidade de enunciar a voz), sem, entretanto alterar outras funções relacionadas à linguagem. Posteriormente descobriu-se também que outras áreas relacionadas à percepção da fala, escrita, etc., também são lateralizadas. Por este motivo, muitos filósofos e cientistas acham que o hemisfério esquerdo é mais relacionado ao raciocínio lógico e à linguagem (logos = palavra), e que este seria ohemisfério dominante ou principal. Já o hemisfério direito, na época com as suas funções desconhecidas, foi chamado de hemisfério subordinado ou secundário.

LATERALIDADE E SUAS DEFINIÇÕES

O tema lateralidade tem sido estudado desde a abordagem sobre a dominância cerebral feita por Paul Broca em 1965.
Segundo FONSECA (1989, p.69), a lateralidade constitui um processo essencial às relações entre amotricidade e a organização psíquica intersensorial. Representa a conscientização integrada e simbolicamente interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a noção da linha media do corpo. Desse radar vão decorrer, então, as relações de orientação face aos objetos, às imagens e aos símbolos, razão pela qual a lateralidade vai interferir nas aprendizagensescolares de uma maneira decisiva.
A lateralização além de ser uma característica da espécie humana em si põe em jogo a especialização hemisférica do cérebro, reflete a organização funcional do sistema nervoso central. A conscientização do corpo pressupõe a noção de esquerda e direita, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação participa no processo dematuração psicomotor da criança.
Sabemos que a metade esquerda do corpo é controlada pelo hemisfério direito, ao passo que a metade direita do corpo é controlada pelo hemisfério esquerdo. Quando há a dominância do hemisfério esquerdo, temos o individuo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito, temos o individuo canhoto. É legitimo, porém, admitir que haja colaboração dos dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lateralidade
  • Lateralidade
  • Lateralidade
  • LATERALIDADE
  • Lateralidade
  • lateralidade
  • Lateralidade
  • Lateralidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!